- Início

- Conteúdo

Como Reduzir O Turnover Da Empresa Em 5 Passos

CULTURA 262

Compartilhe Este Post

Diminuir a rotatividade (turnover) de colaboradores e reter bons talentos é uma busca constante nas empresas. Afinal, são diversos custos envolvidos na contratação e substituição de funcionários. Desse modo, reduzir os índices do turnover da empresa é uma medida essencial.

Ainda que existam diversos motivos que interferem diretamente na rotatividade dos colaboradores em uma empresa, algumas medidas podem ser implantadas para reduzir o turnover e reter bons colaboradores por muito mais tempo.

Veja, no artigo a seguir, 4 ações que podem ajudar a reduzir o turnover nas empresas:

Aperfeiçoe os processos seletivos da empresa

  • A primeira medida (e talvez a mais importante) é melhorar os processos seletivos para escolha de novos colaboradores. O processo seletivo é o momento ideal para entender quais os objetivos de cada candidato e qual é o seu histórico nas empresas onde passou.

É importante, no momento do processo seletivo, filtrar de maneira assertiva os candidatos e cumprir as etapas com paciência para não errar na escolha. Muitas vezes, a empresa necessita preencher uma função com urgência e acaba não tendo o cuidado necessário nessa escolha.

Dessa forma, a empresa acaba repetindo os erros anteriores e contratando profissionais com o perfil diferente do desejado. Assim, é fundamental otimizar os processos seletivos para que a escolha dos novos colaboradores esteja alinhada aos objetivos da empresa.

  • Invista em planos de carreira

Um dos motivos que influenciam no turnover é a impossibilidade de crescimento na empresa. Os seja, se sua empresa não oferece oportunidade para o colaborador crescer, a saída que ele encontra é buscar a oportunidade desejada em outras organizações.

Por isso, tenha um plano de carreira que possa servir de motivação para seus colaboradores. Assim, cada colaborador tem ideia da sua importância na empresa e trabalhará com mais empenho no intuito de melhorar seus resultados.

Desse modo, profissionais engajados com sua empresa vão permanecer por mais tempo, pois sabem que ali existe oportunidade de crescimento profissional!

  • Tenha um programa de benefícios

Os programas de benefícios são ótimas ferramentas para combater e reduzir o turnover. Isso porque os salários costumam ter uma média de mercado e pouca oscilam entre uma empresa e outra.

Um colaborador que é casado e com filhos, por exemplo, dificilmente trocaria uma empresa que conta com plano de saúde por outra em que o salário é um pouco maior, porém não tem nenhum benefício.

O benefício, nesse sentido, traz segurança para ele e sua família. Assim como esse exemplo, sua empresa pode proporcionar outros benefícios, como acesso à cultura, viagens, entre outras coisas que são tão importantes e atrativas quanto um salário maior.

  • Invista na capacitação dos seus colaboradores

Uma medida que influencia no turnover das empresas é o investimento na capacitação dos colaboradores. Investir na capacitação pode potencializar o desempenho dos funcionários para que eles exerçam melhor suas atividades.

Além disso, tal investimento demonstra a preocupação da empresa em oferecer conhecimento para os colaboradores. A capacitação também proporciona ao colaborador enriquecer seu currículo e capacitá-los para assumir novos desafios.

Ou seja, o treinamento agrega no crescimento profissional e pessoal do colaborador, gerando assim um sentimento de valorização.

  • Ter um ambiente sadio

Pessoas produzem mais e estão mais satisfeitas quando se sentem acolhidas no ambiente de trabalho. É muito comum que, em ambientes tóxicos e que demonstram instabilidade haja um alto turnover. Em momentos de crise, é importante que a liderança demonstre clareza nos acontecimentos para que as pessoas se sintam seguras e felizes.

Por fim, em uma empresa que respeita as pessoas e dá oportunidade para que elas sejam quem elas são, sem amarras, sem vieses e sem rótulos, certamente o turnover será baixo. Pois o dinheiro importa, claro mas o respeito e um ambiente satisfatório para se trabalhar, ainda pesam no final do mês.

 

  Por Cammila Yochabell, CEO and Founder da Jobecam

 

 

Gostou desse post? Compartilhe!