- Início

- Conteúdo

Como Motivar A Equipe No Trabalho?

Coluna 453

Compartilhe Este Post

Diante de novos tempos, há a necessidade de novos líderes e por consequência, surge um outro desafio: motivar a equipe de trabalho no dia a dia. O desempenho de um colaborador depende muitas vezes de algo que o inspire para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras. Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de motivar a equipe para garantir uma boa performance e também uma vantagem competitiva no mercado.

Através da motivação no trabalho, os funcionários se sentem mais valorizados e tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades. O bom relacionamento entre os funcionários também é um fator muito importante, visto que a maioria dos profissionais passa boa parte do seu tempo em ambientes de trabalho. Ou seja, ter um local com pessoas que proporcionem um clima agradável pode ser um diferencial.

Outro fator resultante da motivação no trabalho é a diminuição gradativa de estresses visto que o trabalhador estará desempenhando sua função com mais prazer, aumentando sua autoestima, produtividade e o empenho para atingir metas.

Neste cenário, existem diversas maneiras de realizar um diagnóstico para saber se a sua equipe está desmotivada. Veja abaixo:

-Uso repetido de palavras negativas

-Espera impaciente pelo término do expediente

-Afastamento dos outros integrantes da empresa

- Realizar somente as tarefas necessárias, não ir além do esperado

-Não atingir as metas estipuladas

-Discordar de mudanças, sugestões ou críticas construtivas

-Não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos

-Frequência de faltas

Caso esta seja a situação do seu time, siga as dicas para melhorar a motivação no ambiente de trabalho:

Trate todos de forma igual

O primeiro passo para melhorar a motivação no trabalho é ter em mente que independente da hierarquia existente todos são seres humanos e merecem ser tratados de forma igualitária, pois cada um tem a sua devida importância para o bom funcionamento de uma organização. A igualdade deve prevalecer em todos os aspectos, pois assim os colaboradores irão se dedicar juntos para obter melhores resultados. Ou seja, é necessário reconhecer o valor que cada um possui.

Metas

Criar metas alcançáveis de acordo com o mercado é essencial para manter a motivação no trabalho.  Muitas vezes alguns líderes colocam metas irreais para que os funcionários não consigam batê-las e eles não precisem entregar algum tipo de gratificação.

Invista em capacitações

Ninguém entende 100% de alguma coisa. O conhecimento sempre deve se manter atualizado não importa qual área seja. Portanto, é fundamental investir  em capacitações para mantê-los sempre alinhados com a empresa.

feedbacks

Feedbacks são necessários em qualquer circunstância, seja ele positivo ou negativo. Essa é uma maneira simples de mostrar ao seu colaborador se o trabalho está sendo bem feito ou não. Em negativo,  sugestões de melhorias devem ser dadas para que futuros erros não sejam cometidos novamente.

Escolha as pessoas certas para os cargos

É fundamental que o funcionário esteja atuando na área em que se identifica. Ninguém se dedica 100% a algo que não o agrade. Portanto, para manter a motivação no trabalho é importante dar liberdade para os colaboradores darem feedbacks também quando necessário. Um bom líder deve procurar estimular a independência de seus colaboradores e estar disposto a apoiá-los quando houver dificuldades.

Crie um relacionamento

Conheça a sua equipe e tente construir um relacionamento com cada um deles. Com isso é possível ganhar a confiança dos colaboradores e ter mais facilidade ao designar um deles para determinadas ações.

Empodere seus funcionários

É fundamental fazer com que os funcionários saibam que o trabalho deles é importante. Estas pessoas precisam lembrar que trabalham para uma causa maior, o que dará sentido aquela ação do dia por mais mecânica que ela possa ser.  O colaborador pode não se sentir incentivado se não souber como sua atividade afeta outras áreas da empresa e qual a importância dele nesse processo.

Ofereça um ambiente agradável

A ideia principal deve ser fazer com que o funcionário se sinta o mais confortável possível. Equipamentos adequados e em bom estado são fatores importantes para criar um ambiente agradável.

Realize atividades externas

Para manter a motivação no trabalho você pode realizar atividades em grupo durante o ano a fim de criar laços entre os colaboradores.  Eventos fora do ambiente de trabalho também contribuem muito para atingir este objetivo. Portanto, tente organizá-los sempre que possível.

Ter uma equipe motivada pode ser muito mais barato do que se imagina, mas é necessário dedicação, tempo e vontade. Não há colaborador que consiga se manter motivado sem nenhum incentivo para isso.

E você, o que tem feito para manter a motivação no ambiente de trabalho?

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você.

Gostou desse post? Compartilhe!