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Como Gerenciar Estresse No Final De Ano E Manter Equipe Engajada

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Quando falamos sobre “final de ano” na área de vendas, quais as primeiras palavras que vêm à cabeça? Seriam metas? Correria? Prazos? Estresse?

Pois bem. Sabemos que trabalhar na área de vendas nesta época do ano é uma função estressante. Os vendedores estão constantemente sob pressão para alcançar metas, converter rapidamente e manter um alto nível de atendimento.

Portanto, assim como a maioria das empresas se preocupa em conquistar mais clientes e melhorar as vendas no fim do ano, assim deve ser com os colaboradores: deve ser um objetivo da empresa gerenciar o estresse no final do ano e manter a equipe engajada. Até porque, muito estresse significa menos vendas. Confira as dicas que separamos!

Incentivos - Pense na diferença entre o sentimento de medo e a sensação de excitação. Se você remover os rótulos, perceberá que os sentimentos são muito semelhantes. É a maneira que você pensa e reage sobre eles que faz a diferença. Embora o estresse comece como um sentimento negativo, é possível convertê-lo em algo positivo. Ele pode ser benéfico para os vendedores pela mesma razão das comissões, viagens de incentivo e competição interna: cria motivação. Para os gestores de vendas, isso significa entender quais objetivos são realistas e definir aqueles que motivam, e não desanimam, os membros da equipe. Uma boa maneira de fazer isso é a análise. Os gestores devem decidir quais indicadores-chave de desempenho são mais importantes e, em seguida, avaliá-los em relação ao desempenho passado de cada profissional.

Metas reais - Já que o estresse é inevitável no ambiente de vendas nesta época do ano, os gestores precisam encontrar formas de equilibrá-lo, motivar e engajar os colaboradores de todos os níveis. Para os vendedores de maior desempenho, uma boa ideia é definir metas, mas oferecer a flexibilidade para que eles mirem ainda mais alto, por vontade própria. Isso lhes dará a liberdade para que possam atingir seu pleno potencial. Para os profissionais de desempenho inferior, certificar-se de estruturar e formalizar as metas mínimas, incentivando-os a atingir metas diárias e celebrar pequenas vitórias. Isso os manterá engajados e menos focados em perdas passadas.

Recursos - Para aliviar o estresse no ambiente de vendas, há duas alternativas: menos pressão ou mais recursos. Esses recursos podem ser mentores, ferramentas educacionais ou softwares. As ferramentas de automação, em particular, podem economizar muito tempo dos profissionais e, consequentemente, aliviando o estresse.

Hábitos saudáveis - Além de tornar as cargas de trabalho mais gerenciáveis, as empresas podem moderar o estresse dos funcionários apoiando hábitos positivos de saúde, promovendo uma cultura de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, firmando parceria com psicólogos e academias. Manter uma boa saúde mental é essencial, por isso os profissionais precisam estar cientes das técnicas que podem usar para mantê-los mais equilibrados.

Treinamentos - Enquanto a maioria dos profissionais de vendas entram na área com aptidão natural, alguns precisam de mais treinamento. Participar de seminários, workshops ou cursos, antes de chegar ao final do ano oferecerá a eles maiores informações sobre como a área de vendas realmente funciona e o que eles podem fazer para melhorar a si mesmos.

Pausas - As pausas devem fazer parte da jornada de trabalho, e feitas com frequência. A produtividade é maximizada com intervalos mais curtos e maior frequência, ao contrário do modelo tradicional de uma pausa mais longa com menos frequência.

A liberdade de falar - É essencial que a empresa tenha uma cultura em que os funcionários tenham a liberdade de falar sobre seus problemas se ficarem muito sobrecarregados, seja devido ao estresse do dia a dia ou outro problema de saúde.

Importante: Além dos gestores, os próprios vendedores também devem ser responsáveis ​​por monitorar sua carga de trabalho e reconhecer quando ultrapassam o limite de produtividade.

Como manter o engajamento durante todo o ano?

Para que os engajamentos gerados nas ações de fim de ano permaneçam como um resultado de longo prazo, é importante que se faça pesquisas de satisfação. Tão importante quanto executar ações, é compreender se elas foram realmente efetivas e trouxeram o resultado esperado.

“Muitas vezes acreditamos que as ações foram interessantes, mas, ao ouvir atentamente ao que os colaboradores têm a dizer, suas críticas, elogios e sugestões, descobre-se diversos pontos a melhorar ou mesmo a manter. Além disso, é importante criar e manter abertos canais de comunicação entre os funcionários, entre os gestores e entre a empresa como um todo. A fluidez nos contatos é um ponto extremamente importante na manutenção do engajamento”, afirma Carol Manciola, Sócia-Diretora da Posiciona Educação & Desenvolvimento. 

Para Ivan Correa, Sócio-Diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento, isso pode ser alcançado através de diversas estratégias: aplicativos que estimulam o contato entre todos da empresa, reuniões de feedback, estímulo a confraternizações de departamentos, etc. “É importante também acompanhar de perto o trabalho dos funcionários. Crie metodologias para reconhecer e valorizar as boas performances. Não se esqueça de dar assistência aos colaboradores que, por ventura, fiquem desmotivados: busque compreender as razões e contorná-las”. 

Os especialistas acreditam que uma empresa que se preocupa com os funcionários e demonstra isso no dia a dia é, certamente, uma empresa com maiores chances de sucesso a curto, médio e longo prazo.

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