- Início

- Conteúdo

Como Envolver A Equipe Na Otimização De Processos Do Dia A Dia

MELHORES PRÁTICAS

Compartilhe Este Post

Melhorar a produtividade dos colaboradores é o objetivo de todas as empresas e, para isso, nada melhor do que ouvir quem conhece bem o trabalho: a própria equipe! Ao dar voz para os funcionários, é possível reconhecer pontos a serem melhorados e, dessa maneira, otimizar os processos.

Pensando nisso, a Matera, empresa de tecnologia para o mercado financeiro desenvolveu o Matera Challenge, uma ação interna para integrar e motivar os funcionários da empresa a resolverem problemas comuns de todas as áreas.

Na 1ª edição, que aconteceu em fevereiro, o desafio escolhido foi o apontamento de horas - processo em que os profissionais precisam detalhar todas as atividades desenvolvidas ao longo do dia. O Matera Challenge aconteceu em três etapas: primeiro, os funcionários receberam um briefing explicando a ação e formaram equipes, de uma a três pessoas, que iriam pensar em estratégias de melhorias. Na segunda etapa, as equipes desenvolveram a solução visando otimizar o trabalho e, já na parte final, apresentaram os projetos para uma banca avaliadora.

Todo o processo foi muito importante para integração: a equipe vencedora pensou em uma solução ouvindo as necessidades de toda a empresa e criando um perfil comum, e, dessa maneira, desenvolveram uma nova tecnologia que solucionou um problema comum. Além disso, receberam uma premiação de R$ 5mil. Para este ano, a Matera tem planos de promover outras duas edições do desafio.

Para Mario Rosa, da Echos, laboratório de inovação que utiliza design thinking, o combustível da inovação é a diversidade e o trabalho em equipe, eles vêm, justamente, para trazer coisas mais relevantes para um mundo que está mostrando que a forma como vamos construindo as coisas não funcionam mais.

"A junção de pessoas de grupos distintos cria mudanças de mindset no campo da colaboração e as empresas precisam enxergar a diversidade entre as pessoas como valor, abrir espaço para a cooperação, colaboração e não transformar os ambientes em locais competitivos, para que esses funcionários percebam que 'a minha solução ou sugestão é um ponto de partida, não um fim'".

Esse trabalho em grupo traz ganho de eficiência, assertividade, maturidade e criatividade. Ainda de acordo com a Echos, o colaborador também é impactado, já que passa a conhecer o que de fato está produzindo, criando e interagindo, o que gera um senso de pertencimento e clima mais agradáveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Gostou desse post? Compartilhe!