- Início

- Conteúdo

Como editar 2020 de forma generativa e positiva

Coluna 291

Compartilhe Este Post

As transformações em nosso planeta desencadeadas pela pandemia do Novo Coronavírus geraram impactos profundos e significativos na nossa forma de ser, viver, nos relacionarmos e trabalharmos. Muitas mudanças sem aviso prévio, muitas perdas dolorosas e a sensação de que a vida ficou virada de cabeça pra baixo. Desta forma, este ano desafiador que acabou de terminar requer reflexões que nos ajudem a construir sentido e significado às nossas experiências e ampliar os seus aspectos positivos, trazendo novas perspectivas, possibilidades e aumento da força pessoal. E como olhar para um ano tão difícil de forma positiva?

Este artigo se propõe a ser um guia pessoal, mas pode ser utilizado pelo RH ou líderes que queiram construir conversas generativas com os colaboradores, individualmente ou em grupo.

Afinando o olhar

Para entendermos como nosso cérebro funciona, vamos fazer um teste. Observe a imagem abaixo, o que você vê primeiro? Uma jovem senhorita ou uma senhora idosa?

Esta é uma imagem do tipo figura-fundo da Gestalt. Se você não conseguiu ver as duas, não se preocupe! Ambas estão ali, porém para enxergá-las é necessário olhar de outro ângulo, mudar a perspectiva e o foco, alternar figura-fundo.

Da perspectiva do Construcionismo Social não existe “a” realidade, mas esta é construída a partir das experiências que elegemos para destacar e dos significados atribuídos a elas.  Essa escolha é, em grande parte, automática e inconsciente. Eu costumo dizer que funciona como se fizéssemos um “recorta e cola” das cenas do “filme” da vida. Sendo assim, podemos ter várias versões dessa edição e de acordo com as partes destacadas e as deletadas teremos histórias diferentes que influenciarão de diferentes maneiras a percepção das nossas vidas, do mundo e de nós mesmos. Alguns trechos desse filme podem ganhar mais detalhes e ênfase nessa edição, o que será crucial para tornar a história mais positiva e resiliente.  

O meu convite é que você edite esse filme de forma consciente e o meu propósito é te ajudar com este pequeno roteiro de perguntas reflexivas a seguir. Para isso é importante que você ajuste o seu olhar e foco para o está implícito, o não óbvio, o positivo, os ganhos, as conquistas, as forças e a resiliência na história, mesmo que sutis.

Quando mudamos a forma de ver a realidade, a realidade muda!

Roteiro para direção e edição

Para ser efetivo é importante que as perguntas tragam respostas além da obviedade. Então não tenha pressa em encontrá-las, siga devagar, no seu tempo.

1- Personagens principais

  • Quem são as pessoas que participaram dessa história, quais os personagens que mais estiveram presentes na sua vida este ano?
  • A despeito do distanciamento social, há pessoas que ficaram mais próximas, que te deu mais apoio ou com quem você passou a falar com mais frequência?

2- Desafios

  • Quais os seus maiores desafios na pandemia?
  • Que possibilidades eles abriram?
  • Você consegue identificar que recursos você usou ou tem usado para lidar com eles?
  • Você se surpreendeu com o seu comportamento ou reações em alguma situação?

3- Vida profissional

  • Você passou a fazer algo diferente do que fazia antes?
  • Tem feito trabalho remoto? O que você aprendeu sobre isso?
  • Que novas habilidades você utilizou e o que descobriu sobre você? Sobre a sua capacidade de adaptação, flexibilidade, criatividade
  • Como você estava em março e como está agora?

4- Relacionamentos

Ficar 24h em casa com filhos, pais, cônjuge, todo mundo junto e cada um com necessidades e tempos diferentes tem sido desafiador.

  • Sobre os relacionamentos familiares, tiveram coisas positivas?
  • Você desenvolveu habilidades de comunicação de sentimentos e necessidades?
  • Você ficou melhor em negociar prioridades, respeitar as diferenças ou ser mais tolerante?
  • Percebeu mais cuidado e gentileza nas relações?  

5-Humanidade e compaixão

A pandemia escancarou a nossa vulnerabilidade, somos humanos e precisamos uns dos outros.

  • Você teve mais preocupação com as pessoas à sua volta?
  • Se percebeu mais empático?
  • Você recebeu ajuda? Teve atitudes para ajudar pessoas, conhecidas ou desconhecidas? Talvez você tenha contribuído com alguma causa social ou ficado mais atento às pessoas da sua comunidade, da sua equipe ou empresa. Como você se sentiu ao fazer isso?
  • Se forem incorporadas essas práticas ao seu modo de ser e viver, que diferença pode fazer para você, as pessoas e a sociedade?

6- Sentimentos e emoções

Tantos acontecimentos dolorosos à nossa volta mexeram com as nossas emoções de forma inédita.

  • Quais sentimentos estiveram mais presentes e como você lidou com eles?
  • Como você lidou com a solidão, os medos e a ansiedade? É importante aprendermos a nos acalmarmos, a ficarmos sozinhos e a desfrutar da nossa própria companhia sem nos sentirmos solitários.
  • O que tem feito para relaxar, para voltar ao equilíbrio quando sai do eixo?
  • O que você tem feito com impactos positivos no seu bem estar e saúde mental?

7- Valores

  • Você passou a valorizar mais algo que antes não era tão importante? Amizade, saúde, tempo de qualidade, pessoas, cuidar e ser cuidado, segurança, família.
  • Houve coisas que antes pareciam fundamentais e que hoje você avalia de forma diferente? Como isso muda a maneira como você encara os desafios?
  • Gratidão é uma palavra que foi usada e aplicada mais em sua vida? Faça uma lista de 10 coisas que você tem a agradecer em 2020.

Respire, ganhe fôlego e prossiga!

Respire fundo e observe como você se sente após ler este texto e fazer estas reflexões. Como está o seu filme de 2020 agora? Inclua os novos elementos na sua edição e dê ênfase para as suas partes preferidas. Leve isso com você para 2021 e deixe em 2020 aquilo que não agrega ou que pode ser colocado em um lugar de menor importância, ficar no passado.

Os desafios continuam, mas agora certamente você está melhor e mais forte para enfrentá-los!

Rosalina Moura é Psicóloga Clínica, Organizacional e Coach. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental  e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação.

www.rumosaudavel.com.br 

[email protected]

Você também vai gostar