- Início

- Conteúdo

Como (e por que) cuidar da imagem profissional

Coluna 708

Compartilhe Este Post

Focar os esforços em construir e manter a credibilidade de imagem é imprescindível para alcançar o sucesso no âmbito profissional, afinal, hoje em dia a reputação tem grande poder de influência na sociedade.

Para que este processo aconteça de forma fluída, é preciso ter em mente a seguinte filosofia: desligar-se do piloto automático. Ou seja, procure sair da zona de conforto e seja mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais.

O motivo? Criar uma imagem profissional positiva de si mesmo leva tempo. É um trabalho feito por meio de pequenos e grandes gestos. Mas, que é capaz de gerar ótimos resultados para uma carreira sólida e cheia de possibilidades.

Outro ponto a ser trabalhado, é realizar questionamentos como “minha marca profissional me representa verdadeiramente? Eu tenho causado a impressão que gostaria? Os meus colegas me admiram? Meu gestor tem confiança no meu potencial?

Estas perguntas são responsáveis por te guiar em um caminho de reflexões a respeito do profissional que você tem apresentado ao seu público-alvo. Podem ser desde os colaboradores da empresa até novos contatos estabelecidos em eventos, por exemplo.

Por fim, não esqueça de ser congruente com os seus valores e princípios, pratique ações honestas, estude para tornar-se um especialista na sua área de atuação, faça de tempos em tempos uma auto-avaliação e o fundamental: relacione-se! A imagem profissional não é nada mais do que um reflexo de suas escolhas.

Por José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você.

O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação