O ano novo está chegando e muitas pessoas aproveitam desse tempo de renovação para organizar suas metas e definir quais objetivos serão perseguidos no ano que está por vir. O palestrante motivacional Les Brown costumava dizer que "muitas pessoas falham na vida, não porque elas miram muito alto e erram, mas porque elas miram muito baixo e acertam". Essa frase nos revela como o planejamento e disciplina são essenciais na busca pelos sonhos e como as metas são importantes nessa jornada.

Assim, o primeiro passo em direção à realização do seu objetivo é justamente estabelecer uma meta. Quando você quer usar um GPS ou mesmo um táxi, qual o seu primeiro comando? O destino. Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar em que chegar pode ser bom, ou, pelo contrário, talvez não te satisfaça plenamente. Estabelecer as nossas metas é que o que nos projeta para novas conquistas, por isso esse momento é tão importante.

Mas como definir as metas da maneira correta para que realmente os sonhos se tornem realidade? Dois fatores são essenciais. O primeiro é ser o mais específico possível. Estudiosos já comprovaram que quanto mais específica sua meta é, mais a sua performance será afetada, ou seja, metas específicas geram maiores resultados.

Lembre-se que a sua meta precisa ser desafiadora de forma que você possa superá-la, e que ela também precisa ter um prazo determinado para que gere um comprometimento e um senso de organização da sua agenda. É essencial que a meta seja clara, para isso você pode explicar sua meta para um colega de trabalho ou um parente. Para ser ainda mais preciso, utilize o anagrama SMART: eSpecífica, Mensurável, voltada para a Ação, Relevante para você (seu trabalho ou sua vida) e baseada no Tempo.

Já o segundo fator para não se perder no caminho em busca da realização do sonho é se tornar responsável por sua meta, dividindo-a com alguém. Isso porque dividir a meta com outra pessoa aumenta em 65% as chances de atingi-la. Esse número ainda cresce quando você se compromete com alguém em entregar a meta, aumentando em 95% sua chance de realizá-la.

Aqui estamos falando em seguir duas etapas: escolher alguém com quem você se comprometa com sua meta e dar um feedback regular da evolução do seu planejamento para essa pessoa. Para saber se está avançando na direção certa, a meta é avaliada através de um critério de mensuração. Nesse caso, é importante estabelecer um indicador de performance, já que "quando a performance é medida, a performance melhora. Quando a performance é medida e reportada, a taxa de sucesso acelera", como já dizia o escritor e líder Thomas S. Monson.

Portanto, se você quer ter sucesso em sua vida e tornar seus sonhos realidade, defina suas metas, escreva-as de forma específica e se comprometa com alguém a discutir a evolução desse plano periodicamente. Estabelecer metas nos permite ter uma visão de longo-prazo e nos empodera no dia a dia com motivação.

Por Luciana Carreteiro, coach especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coaching, empresa que apoia executivos e empresas a potencializarem suas competências.