- Início

- Conteúdo

Como Alcançar Êxito Em Empresas Familiares 

EMPREENDEDORISMO

Compartilhe Este Post

Um negócio familiar é a interação e conexão entre dois ecossistemas complexos:  família e negócios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das instituições brasileiras possuem uma quantidade considerável de parentes do fundador assumindo cargos de liderança e gestão. Para entender como funciona melhor uma empresa familiar, o Presidente e Fundador do Instituto Empresariar - instituição brasilileira, especializada em empresas familiares - Cícero Rocha, elencou algumas dicas para entender melhor como funciona uma empresa familiar.

À medida que os negócios ganham força no mercado, é necessário aumentar o número de colaboradores e isso inclui tios, sobrinhos, filhos, e parentes ligados à família. No entanto, conforme a empresa se profissionaliza, as relações interpessoais podem ser comprometidas por conta de atritos constantes. “Quando há falta de harmonia na família gera perda de patrimônio dos sócios, perda de empregos e de riqueza de uma região. Mas a maior perda é a construção de uma crença equivocada para investidores e novas gerações, que a empresa familiar é um péssimo negócio. Porém, nós especialistas temos a convicção de que as empresas familiares são um excelente formato de negócio e uma das formas de se alcançar o sucesso é conseguir manter essas empresas saudáveis”, disse.

É aí que entra o especialista em gestão de empresas familiares: ele faz com que toda a ciência e teoria aplicada ganhe corpo e auxilie na vida real. Em outras palavras, auxilia  organizações controladas por famílias a serem bem-sucedidas. “A existência de métodos desenvolvidos para essas empresas como o BFB - Balanced Family Business - têm sido implementado com sucesso em várias empresas no Brasil, reduzindo significativamente a taxa dessa mortalidade de 70% para menos de 10%, com a tendência de evoluir mais ainda. O método BFB possibilita a atuação de forma preventiva por trazer de forma clara e testada as técnicas de intervenções de forma segura. As bases do método BFB interligam a empresa famíliar como um sistema orgânico, que tem vida e DNA, composto de quatro subsistemas integrados como um corpo humano, sendo eles: indivíduos-chave, família, empresa e os sócios”, explica.

Herdeiros, como prepará-los?

Dentro de uma sistemática que envolva conteúdos teóricos, mas acima de tudo uma aprendizagem especializada e customizada no tema e que seja capaz de refletir a realidade de cada empresa familiar, já que elas são absurdamente diferentes unas  das outras no Brasil. As empresas familiares brasileiras não podem ser tratadas utilizando-se metodologias enlatadas de outras culturas.

O presidente do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, alerta também da importância de se iniciar esse processo de transformação já nas crianças. Afirma que os pais devem envolver as crianças no ambiente de trabalho com metodologias desde a infância. "Essa é uma excelente prática e estimula o sentimento de pertencimento e companheirismo. Desde cedo, elas começam a entender onde o pai está quando não está em casa. Aos poucos, a figura de pai ausente passa a perder espaço para o pai-herói, líder e responsável", disse.

O fundador do Instituto Empresariar, instituição brasileira especializada em empresas familiares que desenvolveu um método para elevar a sobrevida desses empreendimentos, explica ainda que é preciso investir cada vez mais em pesquisas e novas técnicas para elevar a  performance dessas empresas e destaca um tema:  precisam expor de forma clara e coerente o propósito da empresa para os herdeiros. “Vale ressaltar que não podemos esquecer que as empresas precisam deixar claro o seu propósito enquanto organizações, pois só assim iram atrair os novo consumidores e mercados e ter a capacidade de se reinventar e crescer nas mudanças que a nova economia demanda", finaliza.

Gostou desse post? Compartilhe!