- Início

- Conteúdo

Como abolir de vez o hábito da procrastinação

Compartilhe Este Post

Você provavelmente deixou alguma coisa para fazer amanhã com alguma desculpa que pudesse te dar um certo conforto para não se sentir culpado. O principal ponto é que toda vez que você consciente ou inconscientemente procrastina, um hábito sabotador é reforçado.

A procrastinação pode atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois você pode perder a direção e a organização de sua vida e gerar acumulo de tarefas. Além disso, quanto mais a sua lista de afazeres aumenta, mais frustração você irá sentir.

É preciso aprender a planejar o seu dia e transformar o planejamento em um hábito diário que te permita saber com clareza quais são as tarefas com mais prioridade. A partir do momento que você começar o a planejar os seus dias estará tomando o primeiro passo rumo a abandonar o vício da procrastinação.

Avalie o seu momento presente colocando em uma lista tudo que tem para fazer que ainda não foi feito. E inclua as novas atividades que irá precisar desenvolver daqui para frente.

Dedique uns minutos para a organização das atividades que precisam ser feitas e as divida por ordem de prioridade. O tempo que você destina para a organização das pendências do seu trabalho é fundamental para você voltar a sentir que tem o controle da situação. É fundamental separar esse tempo para se organizar antes de começar a realizar.

Saiba dividir o que são tarefas urgentes e não urgentes. Crie duas listas e marque as atividades que precisam ser feitas ainda hoje e as atividades que podem ter um prazo maior na produção.

É imprescindível que você dedique o tempo necessário para cada tarefa e que não desvie a sua atenção. Se o objetivo é zerar todas as solicitações que foram feitas por e-mail, tenha apenas a página do e-mail aberta e foque apenas nessa atividade. Não adianta abrir várias páginas e gastar seu tempo fazendo um pouco de cada atividade e não finalizar nada. O ideal é focar em um item de cada vez e definir o período que você irá utilizar para executar aquela tarefa.

Definir o tempo para cada atividade ajudará a não colocar muitas coisas na lista do que pode ser realizado. Cada atividade exige um tempo diferente e por isso não vale a pena definir que você pode executar todos os itens da sua lista em 30 minutos sendo que alguns podem demorar mais tempo. Pois isso pode gerar uma frustração no final do dia ao perceber que não conseguiu executar nem metade dos itens propostos naquele dia.

Para você ir eliminando o hábito da procrastinação, foque em realizar todas as atividades que você propôs naquele dia. Você precisa estar atento aos seus objetivos para não se perder no meio do caminho e fracassar. O vício da precisa sumir do seu dia-a-dia por isso é essencial que todos os dias você comece e termine a sua lista.

E vale ressaltar que quanto mais tempo você fica conectado nas redes sociais no horário do trabalho, mais você alimenta o seu hábito sabotador.

*Por Ednilson Almeida, personal coach que atua com Life Coaching, Executive Coaching e Coaching de Alta Performance