Em decisão tomada ontem (12) durante reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou Resolução Normativa que inclui o exame de detecção do novo coronavírus (Covid-19) como obrigatório para beneficiários de planos de saúde.
De acordo com a entidade, os planos com cobertura ambulatorial, hospitalar ou referência devem aderir à medida. O teste será realizado mediante indicação médica, seguindo determinação do Ministério da Saúde.
Além disso, segundo matéria do portal de notícias do Uol, a ANS recomenda que os usuários dos convênios médicos entrem em contato com suas operadoras para se informar a respeito de dúvidas e dos locais onde os exames são realizados.
Há uma preocupação de que a pandemia possa causar superlotação do sistema médico, por isso a recomendação é para que o beneficiário busque se informar antes de procurar um hospital ou outras unidades de saúde. E a agência reforça que os protocolos adotados não estão livres de alterações, pois as informações sobre o Covid-19 ainda não são completas.
Até a manhã de hoje, ao menos 151 casos do novo coronavírus já foram confirmados no Brasil, enquanto um levantamento feito pelo Ministério da Saúde fala em possíveis mais 77 casos.