Os desafios educacionais brasileiros se fazem presentes cotidianamente nas organizações. E não estamos falando necessariamente de competências técnicas e comportamentais que faltam aos profissionais, mas, muitas vezes, de conhecimento básico, aquele que o Ensino Fundamental deveria garantir à nossa população. 

Diante desse cenário, as organizações têm cada vez mais se mobilizado para encurtar esse gap e preparar os profissionais para os desafios do mercado de trabalho do futuro. "As organizações perceberam que não adianta ficar esperando que uma solução mágica apareça para consertar o problema da Educação no Brasil. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar em prol de profissionais melhores e, por consequência, de um País mais produtivo e competitivo", diz Igor Cozzo, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), entidade que organiza anualmente o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). 

Não é por outro motivo que a edição 2018 do CBTD joga luz para essa questão em diversas de suas atividades e traz diversos exemplos de companhias que têm feito grandes trabalhos na qualificação e capacitação do capital humano. Com o tema "Convergir para inovar: a diversidade como o caminho da transformação", o Congresso buscará apontar os caminhos mais assertivos para driblar os desafios educacionais que as empresas brasileiras encaram dia após dia. 

"Toda a grade do evento foi pensada para fazer os congressistas refletirem sobre a importância do trabalho que cada um deles desenvolve em suas empresas. Como educadores organizacionais, nosso papel é o de ser protagonistas nessa transformação do perfil do capital humano nas organizações. Há muitos exemplos de empresas que estão fazendo a diferença, e é isso o que queremos compartilhar e destacar no CBTD 2018", explica Igor Cozzo. 

CBTD 2018: diversidade, inovação e educação

As palestras magnas e plenárias são ótimos exemplos dessa preocupação em oferecer um conteúdo de altíssimo nível e desencadeado de maneira a reforçar a mensagem principal do Congresso. 

Quem abre o evento é o economista Ricardo Amorim com a palestra "#TemJeitoSim - Diversidade que Leva à Inovação", em que falará sobre como podemos acelerar o desenvolvimento do Brasil, utilizando a rica diversidade como caminho para a inovação.

No segundo dia de evento, a plenária "A (R)evolução Tecnológica na Educação Corporativa" trará a consultora e escritora Martha Gabriel, discutindo as principais transformações que o impacto das tecnologias no cenário atual trazem para a educação corporativa, analisando a transformação e o futuro do trabalho. 

Já no terceiro dia, quem encerra o CBTD 2018 é Emilio Munaro, diretor de desenvolvimento global do Instituto Ayrton Senna. Ele provocará a reflexão sobre o papel dos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento em prol do desenvolvimento sustentável. Nesta apresentação, vamos conhecer exemplos inspiradores do Instituto Ayrton Senna: como eles estão transformando realidades em diversos lugares do Brasil e como podemos fazer parte desta transformação? 

O CBTD 2018 acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro, no Mendes Convention Center, em Santos (SP). Para conhecer mais sobre o evento, basta acessar: http://portal.abtd.com.br/cbtd.html

Sobre o CBTD

Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento é o mais conceituado evento voltado a T&D e Educação Corporativa do Brasil. Em sua 33ª edição, o CBTD acontece anualmente na cidade de Santos (SP), promove uma feira de exposições (EXPOCBTD) e reúne os principais especialistas em desenvolvimento humano e organizacional do país. Ele é organizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Foto: portal.abtd.com.br