- Início

- Conteúdo

Carreira E Tecnologia No Desenvolvimento Profissional

TECNOLOGIA

Compartilhe Este Post

Podemos observar o quanto as organizações estão se modificando, implantando a inteligência artificial para otimizar e agilizar processos, mantendo seus colaboradores com foco em estratégias e resultados. Porém, mediante a esse cenário, o profissional precisa se adaptar para viver em constante atualização. A tecnologia está cada vez mais facilitando o dia a dia em meio à sociedade imediatista em que vivemos, no entanto, quando o assunto é carreira não há como dar um passo além da realidade. Sendo assim, o anseio por uma carreira de sucesso só aumenta.

Por conta da necessidade de gerar resultados, as organizações estão em busca de profissionais que conheçam assuntos além do que exige um cargo. Uma atividade que não está atrelada às atividades rotineiras pode somar ao conhecimento, tornando-se um diferencial. Atualmente, cada colaborador é protagonista de sua carreira, buscando meios que agreguem como, por exemplo, fazer parte de um trabalho voluntário, praticar alguma atividade física, fazer um artesanato, um curso de culinária, etc. Com o intuito de adquirir experiências, desprendendo-se de qualquer contrato, tanto que é muito comum as pessoas não se prenderem ao tempo de empresa, o que torna relevante a busca por qualidade de vida e experiência.

Antigamente, os colaboradores ficavam anos em uma mesma organização. Ingressava como office-boy e almejava chegar ao cargo de gerência, com a perspectiva de construir sua carreira mediante a necessidade da empresa. Porém isso mudou e muito. Com a tecnologia implantada nas organizações, muitos cargos estão deixando de existir e futuramente irão surgir novos devido à tecnologia. Portanto, não há como caminhar somente de acordo com o que a organização exige.

Por outro lado, é preciso estar apto a mudanças, saber lidar com a inovação, tendo um olhar nas escolhas do presente que irão afetar o futuro. Não basta apenas concluir uma graduação na área que se deseja atuar, é preciso ir além, planejar e construir um degrau de cada vez.

Por fim, devemos pensar em carreira e tecnologia juntas. Em particular, a   tecnologia traz avanços e, olhando para o mercado, o que é atual hoje já não é novidade amanhã e, como profissional, há necessidade de estar sempre se reinventando, ciente que uma formação se torna obsoleta em menos de cinco anos, gerando um desafio na construção de uma carreira de sucesso.

Por Caroline Santos, supervisora ADM/RH do Massicano Advogados

Gostou desse post? Compartilhe!