- Início

- Conteúdo

Baumgart Encara Intenso Processo De Mudanças E Modernização Para Se Adaptar Ao Novo Mercado

Compartilhe Este Post

Promover uma profunda transformação na cultura organizacional de um grupo multinegócios com mais de 80 anos de história com certeza é um grande desafio, que exige estratégia e mudanças basilares numa estrutura já bastante assentada. Foi o que aconteceu e ainda está acontecendo com o Grupo Baumgart, principalmente na sua Vedacit, empresa voltada para o segmento da construção civil, inaugurada em São Paulo na década de 1930, pioneira na produção industrial de impermeabilizantes.

O trabalho de transição, intitulado Jeito Grupo Baumgart de Ser (JGBS), começou a ocorrer efetivamente em 2014, realizado por meio de uma parceria estratégica entre a alta liderança e a área de Gente e Gestão (antigo RH) do grupo. Com os índices de turnover marcando menos de 1%, os colaboradores da Vedacit seguiam uma cultura de valorização da hierarquia e da lealdade, firmada pelas três gerações da família Baumgart que já dirigiram o Grupo.

Buscando se adaptar ao novo mercado e estar pronto para as transformações exponenciais provocadas pelo avanço tecnológico, o Grupo iniciou o longo processo de mudança cultural, criando projetos pilotos, testando fórmulas experimentais de gestão e convocando a participação geral, tanto dos líderes como dos colaboradores. A ideia foi descobrir as demandas internas através do feedback dos colaboradores às ações implantadas. Assim, deu-se a transformação cultural da organização: física, comportamental e estrutural, com a cooperação de todos e abrangendo todas as áreas.

Clique aqui para conferir o benchmarking completo sobre este assunto (CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES)

Gostou desse post? Compartilhe!