- Início

- Conteúdo

Atitudes Para Manter A Motivação Diária E Ser Mais Produtivo

Coluna 99

Compartilhe Este Post

Motivação, está aí um elemento que é essencial para realizarmos qualquer tipo de ação. Para levantar da cama, trocar de roupa, tomar o café da manhã, ir para o trabalho. Por traz de cada uma dessas ações existe um motivo, algo que nos direciona em relação ao que fazer e como fazer. Isso também se aplica aos nossos objetivos, pois é preciso saber exatamente onde se deseja chegar para conseguir manter a motivação diária e, consequentemente, a produtividade e o empenho.

Por Que a Motivação Diária é Importante?

Para realizar grandes objetivos é preciso muito esforço e a única forma de ter força para seguir adiante é através da motivação, de acreditar que é capaz. Pessoas de grande sucesso e prestígio, como Steve Jobs, Walt Disney, Silvio Santos e tantos outros, apenas conseguiram alcançar patamares tão elevados em suas áreas de atuação porque acreditaram e alimentaram sua motivação diária, afinal, cada dia é como um degrau de uma grande escada que pode te levar ao topo.

Olhar para cada dia como uma etapa para a realização dos seus objetivos é preciso, para que dê o seu melhor em cada um deles, afinal, todos serão importantes dentro da sua jornada. Caso contrário, poderá enxergar cada dia como apenas mais um, deixar de lado uma tarefa aqui, outra ali. Então, quando perceber, terá deixado de aproveitar inúmeras oportunidades de se desenvolver e evoluir. Por tudo isso, é fundamental manter a motivação diária, para que consiga dar o seu melhor sempre, sem essa de deixar para amanhã.

10 Dicas Para Manter a Motivação Diária e Realizar Todos os Seus Objetivos

Agora que você já sabe a importância que a motivação diária tem na vida de uma pessoa que deseja alcançar os seus objetivos e manter a produtividade, confira dez dicas que te ajudarão nisso. Coloque-as em prática e veja como os seus dias se tornarão mais significativos e produtivos.

1 – Identifique o Que é Importante Para Você

Para que a motivação venha, é preciso realmente desejar agir e a única maneira de conseguir isso é batalhando pelos seus próprios objetivos. Afinal de contas, de nada adianta querer se manter motivado para realizar um sonho que é dos seus familiares ou dos seus amigos, mas não é seu. Portanto, reflita e se questione a respeito do que é importante para você, do que acredita ser o melhor para a sua vida. Nessas respostas que deverá se basear.

2 – Tenha Objetivos e Metas Bem Definidos

Depois de saber o que é importante para você, é hora de transformar tudo isso em objetivos e metas. Você quer mudar de carreira, abrir um negócio, viajar pelo mundo, ser promovido, emagrecer? Anote o que deseja, considerando todos os detalhes, o que irá fazer, como, qual o período de tempo em que pretende realizar. Todas essas informações te ajudarão a se organizar e se manter motivado.

3 – Observe os Resultados

Mesmo que tenha objetivos grandiosos e que levarão certo tempo até serem alcançados, é fato que mesmo as pequenas ações já começam a ter resultados e contribuir com a causa maior. Nesse sentido, procure observar esses resultados e valorizá-los, pois cada pequeno passo te deixará mais perto do seu estado desejado. Assim, irá fortalecer a sua autoconfiança e se manter motivado diariamente.

4 – Mantenha Contato Com Pessoas Que Te Inspirem

Você já percebeu o quanto as pessoas com quem convive te influenciam de alguma maneira? Seja no jeito de falar, na vontade de conhecer o restaurante que o colega de trabalho disse que é bom e em diversos outros aspectos. Então, que tal usar isso a seu favor e se cercar de gente que te inspira? Isso pode tanto ser feito através de amizades quanto do conteúdo que consome nas redes sociais, em livros, filmes.

5 – Torne as Tarefas Interessantes

Para alcançar um objetivo maior será preciso, muitas vezes, realizar atividades que considere monótonas, mas que são necessárias. Para vencer o tédio você pode usar a sua criatividade e encontrar maneiras de torná-las mais interessantes. Talvez, separá-las em etapas e se premiar ao concluir cada uma ou ouvir música enquanto as realiza, desde que não comprometa sua concentração, claro. Encontre a forma que mais fizer sentido para você e tire o peso negativo dessas tarefas.

6 – Programe Situações Pelas Quais Esperar

Dizem que o melhor da festa é esperar por ela, e, realmente, é muito legal ter planos e algo pelo que esperar. Uma ótima maneira de evitar que a vida fique monótona e se sinta desmotivado é programando situações especiais, como uma viagem ao final do ano, uma festa, um evento. Parece algo simples, mas que certamente dará um colorido especial aos seus dias.

7 – Determine uma Rotina

Quando não há organização, fica mais fácil se perder, deixar de realizar coisas importantes, abandonar os objetivos e, consequentemente, perder a motivação. Portanto, procure se organizar e determinar uma rotina para o seu dia a dia, para que consiga usar o seu tempo com sabedoria e, assim, realizar as suas obrigações e cuidar de si.

8 – Utilize Recursos Práticos Para Se Organizar

Hoje em dia, existem muitos recursos que podem facilitar a organização de compromissos e objetivos. Você pode optar tanto pela boa e velha agenda de papel, quanto lançar mão de aplicativos no seu smartphone. Poder ticar cada atividade realizada certamente irá te proporcionar boas doses de ânimo e motivação.

9 – Mantenha uma Postura Positiva

O modo como você olha para a sua vida tem uma forte influência sobre os seus níveis de motivação. Se focar apenas no lado ruim das coisas e achar que não irá conseguir, é exatamente isso o que irá acontecer. Por outro lado, se confiar em si mesmo e acreditar que é capaz de alcançar o que deseja, sua motivação alcançará níveis inimagináveis e o céu será o limite para a sua obstinação.

10 – Lembre-se Que Descansar Também é Importante

Por último, é fundamental que saiba também dar um tempo para si mesmo, descansar, colocar as ideias no lugar, se reenergizar. Fazer isso é sinal de inteligência, de saber que é um ser humano e que precisa relaxar para se fortalecer. Afinal de contas, manter a motivação cansado e sobrecarregado será muito mais complicado.

Você já parou para pensar que toda conquista começa através da decisão de tentar? Tome essa decisão, acredite que é capaz e, assim, a sua motivação irá se fortalecer mais a cada dia.

Por José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Gostou desse post? Compartilhe!