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Até Onde Uma Empresa Deve Investir No Desenvolvimento De Um Colaborador?

Coluna 346

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Nós sabemos que as pessoas necessitam de desenvolvimento constante para atingir boa uma performance na empresa. Mas, já parou para analisar até onde deve ser feito o investimento no colaborador?

Pois bem, essa conversa que teremos será o mais franca possível. Não quer dizer que seja o certo, mas sim que é algo em que eu creio muito.

Eu acredito no capital humano. Minha carreira toda foi desenvolvida em cima de entender sobre os motivadores humanos e em formas assertivas de desenvolvimento de novas competências e comportamentos.

Contudo, existe um ponto onde a companhia ou o gestor precisa se atentar: será que aquele colaborador quer ser desenvolvido?

Independente da metodologia ou carga horária de um treinamento, o ponto chave é se o funcionário tem o objetivo de se desenvolver e o motivo para que isso aconteça.

O que vemos em muitos casos, é que a corporação assume total responsabilidade com o desenvolvimento da equipe, porém nem todos querem ser desenvolvidos.

Quando um colaborador não deseja ser desenvolvido você ouvirá frases como essas: “Ah, esse treinamento de novo!” ou “isso eu já sei” ou ainda “vocês vão pagar horas extras por esse tempo que terei que ficar aqui neste treinamento?”.

Portanto, tome cuidado ao investir em treinamento. Faça-o sempre que o puder, pois seu negócio depende dessa estratégia. Não “jogue dinheiro fora” com quem nãoo quer ser desenvolvido. Afinal, será uma frustração tanto para você, quanto para ele.

Por Tatiane Souza, presidente e sócia da Gente Mais Consultoria e Treinamentos. É uma das colunistas do RH Pra Você.

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