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As Vantagens De Investir Em Qualidade De Vida No Trabalho

Qualidade de Vida

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O bem-estar do funcionário vai muito além de uma mesa adequada, tempos de pausa e uma cadeira confortável. A saúde mental também é um ponto de extrema atenção nas organizações, o ambiente e equipe precisam estar em sincronia para que, de fato, haja qualidade de vida no trabalho.

Dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram a necessidade de mudanças urgentes nas relações entre empresa e funcionário. A síndrome do esgotamento profissional, conhecida como burnout, foi recentemente classificada como doença devido a sua seriedade, e essa condição já afeta 32% dos trabalhadores brasileiros, o que mostra que somos um dos países mais impactados em todo mundo, perdendo apenas para o Japão, com 70%.

Essa questão é levantada pelas principais companhias, que já percebem os efeitos desse problema na própria receita. Empresas americanas perdem cerca de U$S 150 bilhões ao ano por conta de funcionários estressados. Isso engloba - entre outras coisas - o absenteísmo e o presenteísmo, que são as ausências e a presença do funcionário com a mente em outra tarefa. Para evitar as perdas, alguns cuidados estratégicos são desenvolvidos pelos líderes.

A implementação de uma Clínica Corporativa tem feito muito sentido para algumas organizações. "Busco sempre oferecer o melhor para a minha equipe, cuidando de tudo que pode aperfeiçoar o desempenho e qualidade de suas vidas na organização" diz Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Group, empresa que adequou sua rotina para receber a Clínica Corporativa. O tempo de seus colaboradores é dividido entre o escopo de trabalho e atividades que possam desenvolver as lideranças, aumentar a confiança entre os funcionários e melhorar o relacionamento das equipes.

Um profissional especializado foi responsável por diagnosticar os principais pontos a serem trabalhados, entender como aplicar suas técnicas na empresa e acompanhar o desenvolvimento dos membros. "O trabalho desempenhado pode mudar a cultura organizacional, ensinar os líderes a darem orientações para a equipe, levar qualidade de vida para todos, além de melhorar a gestão", comenta Hamilton Frediani, psicanalista da Clínica Corporativa que desenvolve o trabalho na MCM Brand Group.

As técnicas desenvolvidas se mostraram muito importantes para lidar com momentos de crises - internas e externas -, já que laços fortificados entre os funcionários diminui o medo de represálias, que é o principal causador do regresso. "Momentos de crise nos tornam mais criativos e podem despertar insights que trazem melhorias para a organização. Somos movidos por desafios", finaliza Hamilton. A Clínica Corporativa aumenta a cooperação entre as partes e faz com que solucionar problemas se torne algo mais assertivo, dando voz a todos e trazendo também diversidade nas soluções propostas.

Para que esse formato seja implantado, o trabalho começa com a chefia, a CEO precisa estar aberta e disposta a participar de todo processo de escuta, trocas, diálogos e momentos de feedbacks bilaterais, como fez Schimenes. "No primeiro momento foi difícil aceitar que precisávamos mudar para melhorar. Mas nós mantivemos o crescimento nos últimos anos e devemos muito a atuação da Clínica Corporativa", completa. Nesse processo é necessário compreender que conflitos acontecem em todas as organizações e solucioná-los juntos torna o time mais forte. Afinal, o sucesso da empresa depende da saúde física e mental dos trabalhadores.

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