- Início

- Conteúdo

As 10 maiores dores de um líder

Coluna 359

Compartilhe Este Post

Olá amigo leitor, tudo bem? Que bom tê-lo por aqui!

Neste artigo trago algumas reflexões sobre uma das dores que todo líder possui: obter melhores resultados com seu time.

Vamos entender como atingir as metas, dar caminhos para você diagnosticar onde está o problema e traçar outra estratégia.

Você verá que há condições de reverter a situação rapidamente!

Se você está enfrentando dificuldades para cumprir as metas e os resultados não estão correspondendo aos objetivos da empresa, está na hora de pensar em outras estratégias para que o time alcance os resultados.

Como obter melhores resultados?

Para você compreender onde está o problema que impacta na melhora da produtividade do time, você terá que avaliar diversos fatores que falaremos no decorrer deste artigo.

Primeiramente, é necessário analisar cada membro da equipe, pois o comprometimento e o desempenho de cada um é peça-chave para que o time e a empresa consigam atingir os objetivos e obtenham melhor produtividade.

Observe: Fique ao lado de cada colaborador por um pequeno período do dia, a fim de avaliar  o desempenho e identificar algum problema, seja na forma de trabalho, na desenvoltura, se há dúvidas em procedimentos ou falta de treinamento.

Ferramentas e infraestrutura

A falta de ferramentas e problemas na infraestrutura podem refletir no tempo de execução de cada atividade. Sendo assim, questione os funcionários se há alguma ideia para facilitar o trabalho, aceite cada sugestão para viabilizar novas possibilidades de inovação.

  • Verifique as seguintes questões com cada funcionário:
  • Necessita de algum treinamento ou tem alguma competência que precise desenvolver?
  • Há falta de algum material ou equipamento para a realização do seu trabalho?
  • Há como automatizar alguma função que é executada manualmente?
  • Os equipamentos que você utiliza estão em pleno funcionamento?
  • Como posso te ajudar a melhorar em suas atividades?

 Como está a comunicação interna entre líder e liderados?

A comunicação entre o líder e os liderados é de suma importância para obter uma ótima dinâmica de trabalho. Assim sendo, cabe a você manter a comunicação fluída e leve. Todos devem conhecer as políticas e procedimentos internos da empresa, bem como os resultados atingidos, metas futuras e especialmente como e onde o trabalho de cada um se encaixa no todo.

Lembre-se que cada colaborar é como um “dente de uma engrenagem”, chamada de departamento, e esta engrenagem faz parte de um motor chamado empresa. Tudo e todos são importantes.

Tenha o hábito de fazer reuniões periódicas para alinhar informações e manter as metas atualizadas. É importante você os ouvir nesses encontros para avaliar comprometimento, pratividade e, assim, motivá-los.

Feedback

O feedback é extremamente importante e deve ser feito continuamente.

Quando existem problemas de produtividade e resultados, o ideal é que você faça reuniões e acompanhe os resultados de perto para entender quais estratégias estão gerando bons resultados ou aquelas que só estão atrapalhando.

O time percebe quando o líder está presente e agindo com todas as ferramentas e opções para otimizar o trabalho, sendo assim, aqueles que estão realmente engajados vestem a camisa e se unem ao propósito.

Incentive o feedback coletivo também, a fim de melhorar a comunicação entre todos, pois como trabalham juntos, eles sabem onde estão os possíveis gargalos no processo.

Seja atencioso e saiba ouvir

Nada pior do que um líder que não tem tempo para ouvir um colaborador do seu time. E a outros que, quando o fazem, na verdade não prestam a devida atenção ao que se está sendo dito, não olha nos olhos, está sempre com pressa e não observa as “entrelinhas”.

Para que a equipe fale com o líder, ela precisa ter confiança no mesmo e não ter medo dele.

Seja empático, cumprimente-os, reserve um pequeno tempo para conversar individualmente com cada membro do time para sentir se há algum problema na equipe ou com algum liderado. Mostre interesse em compreender cada situação relatada, logo, isso irá motivá-los e se sentirão mais valorizados.

Problemas? Resolvam juntos!

Sempre surgirá um problema, então, sem estresse!

Chame o seu time, relate o problema para vocês resolverem juntos. Isso ativará a criatividade de cada membro da equipe, ou seja, cada um terá uma visão diferenciada diante ao fato, assim sendo, faça uma lista para compreender cada ideia e solucionar o problema.

Pode ser que este problema tenha sido um erro em um processo ou atividade, sendo assim, como eles lidam com as atividades diariamente terão mais facilidade de entender e sugerir soluções inovadoras e criativas.

Além de solucionar com mais praticidade, ouvir novas ideias, todos estarão aprendendo, você e o time.

Seja flexível e tenha um time focado

A flexibilidade é um fato que contribui para melhorar o desempenho do time. Além de ter a mente aberta para sugestões, tenha flexibilidade em situações individuais. Você não lida com máquinas, em razão disso, negociar horários, prazos e atividades fará total diferença entre você e equipe.

Reflita sobre todos os pontos abordados aqui, coloque-os em prática e tenho certeza de que a produtividade de sua equipe irá aumentar, além do ambiente de trabalho ficar mais leve e alegre.

Se você precisa de ajuda para melhorar o engajamento do seu time e obter melhores resultados, conte comigo, eu posso te ajudar!

Entre em contato agora mesmo!

Abraço,

Por Marcelo Simonato, executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Marcelo Simonata também vai estar no próximo Webinar RH TopTalks, falando sobre Liderança Humanizada. Inscreva-se agora!

Você também vai gostar