- Início

- Conteúdo

Análise De Dados Registra Aumento De 58,9% Nas Demandas De Trabalho

Compartilhe Este Post

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje são mais de 12,6 milhões de desempregados em território brasileiro e com o crescimento dessa taxa diariamente, a procura por empregos informais também gera aumento, transformando a modalidade conhecida como freelancer cada vez mais popular. 

Essa tendência profissional que cresce a cada dia é sintetizada pelo Fast 50, um índice trimestral das principais e mais procuradas áreas de atuação dentro da plataforma que recentemente atingiu a marca de 1 milhão de usuários brasileiros, a Freelancer.com. No topo do ranking, a Análise de Dados e a Assistência Virtual surgem como as áreas com maior aumento de projetos significativos do trimestre. Esses setores estão obtendo a maior demanda por parte dos empregadores, com um crescimento nesses de 58,9% e 55,6%, respectivamente, no terceiro trimestre. 

"Grandes e pequenas empresas ainda estão contratando, mas nem sempre de maneira tradicional. Com visão de futuro, empresas inovadoras - especialmente aquelas que buscam otimizar e escalar - estão cada vez mais buscando mercados de crowdsourcing", afirma o CEO e fundador da Freelancer.com Matt Barrie. 

As 5 profissões que mais cresceram no último trimestre foram: 

  • Análise de Dados: O crescimento de 58,9% das demandas dessa área subiram de ​1.114 para 1.770 ​empregos, demonstrando uma crescente necessidade de empregadores procurarem trabalhadores qualificados para analisar e interpretar dados e assim, identificar tendências emergentes. 
  • Assistência Virtual: O terceiro trimestre também registrou um aumento de 55,6% dos empregos, de 7.925 para 12.329, passando do décimo para o segundo maior crescimento de demandas, com tarefas que variam desde a entrada de dados até publicações em mídias sociais. 
  • Microsoft Office: O ressurgimento do Microsoft Office sob o comando de Satya Nadella é evidente, atingindo a terceira maior demanda neste trimestre. Desde a publicação do Relatório Freelancer Fast 50, a demanda pelo Microsoft Office diminuiu até sua primeira aparição no Fast 50, crescendo 31,2% para ocupar o 15º lugar no segundo trimestre deste ano (2.018 a 2.740) e subindo mais 54,2% no terceiro trimestre (2.683 a 4.137). 
  • Digitação de Cópia: Embora a digitação de cópias passe do segundo para o quarto lugar, a demanda aumentou 53% (6.988 para 10.692), após um aumento de 50% no segundo trimestre, e permanecendo no top 10 pelo segundo trimestre consecutivo. Além da limpeza de dados, os empregadores estão buscando freelancers especializados em transferir notas manuscritas para um formato editável - como esse empregador australiano que precisa de arquivos PDF convertidos em documentos do Word. 
  • Transcrição: Enquanto os avanços na tradução automática se aceleram, como o Facebook usando a matemática para traduções automáticas de palavras, a Unbabel mostra recentemente a necessidade de intervenção humana, recebendo recentemente US$ 60 milhões para adotar uma abordagem mista de máquina e ser humano para traduções e serviços de transcrição ao vivo, demonstrados neste projeto que exige que alguém entenda vários sotaques. Freelancers especializados em Transcrição foram contratados para 3.981 projetos no terceiro trimestre de 2019, um aumento de 52,2% em relação ao segundo trimestre. 

Além das áreas mencionadas acima, devido ao aumento das demandas de trabalho dentro do site Freelancer.com, o Fast 50 também apontou algumas das áreas que demonstraram queda no terceiro trimestre deste ano, mas que preveem o aumento favorável na popularidade e procura por profissionais capacitados nessas áreas. Sendo elas: 

  • Engenharia, Engenharia Elétrica, Análise de Estatísticas, Algoritmos, Engenharia Mecânica e Matlab e Matemática 

Abaixo, a tabela das 50 áreas com mais oportunidades e demandas dentro da plataforma da Freelancer.com: 

Apesar de demonstrarem queda no último trimestre, a imagem geral fornecida pelas habilidades em declínio apresenta a fluidez do mercado freelancer. As habilidades que tiveram número considerável de aumentos nos trimestres anteriores vieram a cair no terceiro trimestre, enquanto outras áreas que diminuíram a demanda nos trimestres anteriores tiveram fortes aumentos no terceiro trimestre. Embora possa haver alguma volatilidade na demanda trimestral, o mercado freelancer em geral permanece vibrante e crescente. 

Gostou desse post? Compartilhe!