- Início

- Conteúdo

A Transformação Digital Ajuda Na Redução Do Turnover Das Empresas?

Coluna 127

Compartilhe Este Post

Diminuir a taxa de turnover tem sido um grande desafio para a área de RH das empresas. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGEG), 41,8% é a média nacional de rotatividade nas empresas nos últimos cinco anos. Por isso, as corporações precisam criar cada vez mais estratégias para reter esses funcionários e torná-los comprometidos com seu propósito. 

Uma das maneiras que ajudam a diminuir esse índice é investir em tecnologias que possam avaliar os colaboradores de forma assertiva, realizar técnicas voltadas para a gestão comportamental, além de promover cursos à distância e treinamentos. Outro ponto positivo está relacionado a interatividade e engajamento entre as equipes, o que faz com que os funcionários se sintam mais prestigiados e conquistem bons resultados.

Redobrar a atenção ao comportamento dos funcionários é essencial. Por isso, é importante coletar mais feedbacks, acompanhar de perto o trabalho e desempenho dessas pessoas, e valorizar a sua opinião. Ainda é preciso se atentar as questões financeiras e comportamentais, como baixa remuneração, falta de benefícios, reconhecimento e investimento em seus colaboradores. Além disso, proporcionar um plano de carreira é imprescindível para reter talentos. Todos esses fatores se não tiverem bem alinhados podem ser o gatilho para a busca de nova oportunidade de emprego.  

Por fim, se me cabe dar um conselho para os donos de empresas e gestores, elabore uma estratégia de comunicação infalível e invista em soluções tecnológicas que possam ajudar no dia a dia do trabalho. Todas essas iniciativas vão contribuir, não somente, para reduzir a taxa de turnover, mas para deixar o ambiente de trabalho mais produtivo. Vale a pena olhar com mais carinho e cuidado para o seu time!

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best seller Pense Simples. É um dos colunistas do Rh Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Gostou desse post? Compartilhe!