- Início

- Conteúdo

A Nossa Homenagem A Ruy Leal

Carreira

Compartilhe Este Post

O ano era 2003 e eu iniciava o meu estágio na então Central de Negócios. Para a Revista Profissional&Negócios, a minha editora à época, Carol Cruz, pediu que eu entrevistasse um especialista de nome Ruy Leal. Para pautas sobre jovens no mercado de trabalho, ele seria sempre a fonte ideal.

Lá fui eu visitar Ruy Leal, na sua Via de Acesso. Desse 2003 em diante, o especialista se tornou um conselheiro, um colega que não ajudou apenas a mim, mas a minha família também.

Foi dele as primeiras lições sobre carreira para o meu sobrinho e para a minha enteada. Veio dele alguns dos principais conselhos sobre transição de carreira ao meu irmão que havia decidido mudar. Chegou por ele os primeiros parabéns quando eu decidi empreender.

Se lá em 2003 o Via de Acesso não era tão grandioso, hoje, no nosso 2019, o Instituto Via de Acesso, a ONG, já inseriu mais de 500 mil jovens no mercado de trabalho e orientou aproximadamente 100 mil estudantes na jornada da vida profissional.

Em alguns dos inúmeros trabalhos que fizemos juntos no Instituto, eu acompanhei alguns desses jovens durante o desenvolvimento de suas carreiras. Uma geração que aprendia o sentido do respeito ao próximo, amor, cuidado e do compromisso a tudo que faziam. Ensinamentos que tinham o jeito de ser dele, nosso querido Ruy Leal.

As palavras que escrevo são de saudades desse conselheiro que nos deixou no último dia 30 de maio, aos 68 anos. Uma notícia que me deixou muito triste, mas com essa lembrança boa dos momentos que ele passou no meu caminho.

Em um texto muito belíssimo escrito por Reinaldo Polito, ele traz o legado de Ruy e eu tomo a liberdade de reproduzir:

Alguns ensinamentos de Ruy Leal para a carreira

Quanto mais cedo começar, melhor. "Em diversas ocasiões, tenho me deparado com pais que acreditam que seus filhos são muito jovens para tomar determinadas decisões, em uma espécie de proteção contra as exigências do ambiente externo. No entanto, quanto mais cedo você encarar seus fantasmas, melhor. Outros jovens, seus concorrentes estão anos-luz à frente!".

Você viverá mais e trabalhará mais. "Jamais se imagine em condições de administrar sua relação temporal com o trabalho como as gerações passadas o fizeram. Você terá convivência obrigatória com o trabalho por muito mais tempo do que imagina, devendo produzir e ser útil para si, sua família, a comunidade e o planeta em que vive".

Faça agora. "Com muita estrada pela frente, você poderá cair na armadilha de achar que terá tempo suficiente para recuperar o que deixou de fazer. Está seriamente enganado se pensar assim. O tempo perdido agora poderá não ser recuperado no futuro. Não há como saber se haverá outra oportunidade adiante. O que você tem é o agora. Sobre o futuro não há controle".

Divida a pizza. "Todos os bem-sucedidos na arte de viver compreendem e executam com excelência o conceito de diversão. Para essas pessoas, viver bem implica saber dosar todos os ingredientes importantes para solidificar a curtição, ou seja, dividir a pizza em pedaços iguais, englobando lazer, desenvolvimento educacional, trabalho, família, amigos, esporte, relacionamento amoroso e ações comunitárias"

“Essas foram algumas das sábias orientações que Ruy Leal deu para os jovens em suas palestras, cursos e livros. Um legado que poderá beneficiar muitas e muitas gerações. Mesmo que o mercado de trabalho se transforme completamente, alguns conceitos, como esses defendidos por ele, jamais desaparecerão”, escreve Reinaldo Polito com palavras que faço as minhas.

Agradeço com carinho todo o cuidado e atenção desse que fez parte da minha jornada. Esteja em paz Ruy Leal.

Gostou desse post? Compartilhe!