- Início

- Conteúdo

A Importância Do Treinamento & Desenvolvimento Na Cultura Organizacional

Coluna 1639

Compartilhe Este Post

É inegável a importância do Treinamento & Desenvolvimento na empresa. Mas, o poder de influência dos profissionais que atuam neste segmento ainda é subestimado e há uma tendência corporativa de acioná-los apenas para “apagar incêndios”. Ou seja, são chamados naqueles momentos de transmitir um novo aprendizado ao colaborador, capacitar um funcionário que acabou de entrar e solucionar dilemas corporativos que às vezes nem podem ser resolvidos por este caminho.

Neste cenário, é importante ter em mente que quando se trata de deixar de priorizar o segmento de T&D, deve-se refletir sobre a seguinte questão: Em tempos de crise onde o potencial de competitividade no mercado é sinônimo de sobrevivência, os colaboradores tornam-se o diferencial. Afinal, neles estão depositados os conhecimentos e as habilidades de reinventar-se. Portanto, investir no desenvolvimento do capital humano e na propagação do propósito organizacional entre o quadro de funcionários é a melhor saída, pois o procedimento é o responsável por garantir o engajamento do time em prol de um objetivo em comum.

Para garantir o alinhamento dos funcionários com a visão e valores da organização, é necessário incorporar as práticas de Treinamento & Desenvolvimento da companhia na cultura organizacional porque de maneira contínua e diretamente ligada ao colaborador o processo é capaz de render bons frutos a curto e longo prazo.

Além de contribuir com a formação de sinergia entre as peças corporativas, a implantação da área de T&D também gera serviços mais qualificados, ambiente de trabalho agradável, crescimento da produtividade, aumento da confiança e autonomia, diminuição da rotatividade, redução de custos e surgimento de soluções inovadoras.

Por fim, vale ressaltar que a empresa destaca-se a partir de profissionais antenados e dinâmicos. Por consequência, os clientes ficam satisfeitos e o negócio amplia a consolidação. Portanto, um treinamento bem planejado e aplicado é capaz de proporcionar liderança a companhia.

Por Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Gostou desse post? Compartilhe!