- Início

- Conteúdo

A Importância Do Ambiente De Trabalho Para O Crescimento Da Empresa

Ambiente 317

Compartilhe Este Post

A partir do momento que se tem um ambiente harmônico onde as pessoas se sentem bem e estão conectadas mais profundamente com as atividades que entregam, o resultado é produtividade e uma conexão muito maior com o propósito da empresa. Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais. Sem dúvidas, um clima organizacional favorável faz com que os colaboradores sintam mais vontade de crescer e alcançar novas posições, o que contribui diretamente para que os resultados, tanto individuais como coletivos, sejam melhores.

Quando falamos em atendimento ao cliente percebemos isso, principalmente, na atuação dos profissionais do SACs e Call Centers. Isso porque são eles que têm contato direto com o público e, se estiverem exercendo as suas funções infelizes e em um ambiente ruim, isso pode impactar diretamente na experiência proporcionada aos consumidores. Sendo assim, é preciso que a atmosfera de trabalho seja o mais saudável e leve possível.

Para se ter uma equipe feliz, é essencial entender a importância e necessidade de uma gestão eficaz e assertiva. Os líderes de equipes precisam ter um olhar personalizado sobre os indivíduos do time a ponto de entender as particularidades dos seus perfis e de como reconhecer, incentivar, cobrar e desenvolver cada pessoa. Com isso, é necessário ainda compreender como trabalhar a unicidade do time a partir das diferenças de cada um, somando e potencializando a entrega coletiva dentre a pluralidade que existe, conectando o propósito de cada pessoa ao da área.

Para isso, são três os principais pontos que fazem com que as pessoas se sintam mais engajadas e motivadas: 

Ambiente acolhedor - É muito importante que as pessoas se sintam bem recebidas e acolhidas pela estrutura oferecida pela empresa. Isso porque, elas precisam estar felizes diante do cenário que estão ou do círculo profissional em que atuam;

Reconhecimento e recompensa - O engajamento está diretamente conectado também ao reconhecimento que o indivíduo recebe pelo trabalho que está realizando. É primordialmente importante a comemoração e enfatização das conquistas e dos bons resultados, reconhecendo e recompensando ao longo da jornada do colaborador;

Propósito - É essencial que o propósito da organização e do trabalho que cada pessoa executa seja sempre relembrado e esteja conectado ao seu propósito pessoal, para que ela reflita e tenha clareza da importância do impacto do que realiza.

Em suma, o objetivo de uma empresa tem que ser trazer mais qualidade de vida ao ambiente de trabalho e executar esses pilares de forma assertiva. Em contrapartida, ao proporcionarmos um clima bom, alegre e dinâmico, também aumentamos a régua de complexidade e exigência sobre o que está sendo oferecido.

É muito comum que, em um lugar mais descontraído, as pessoas esqueçam o intuito pelo qual proporcionamos essas ações e o limiar entre um ambiente de trabalho e de total descontração fiquem cada vez mais tênues. Porém, é preciso equilibrar as ações para que uma organização seja referência em respeito e valorização de colaboradores.

Por Albert Deweik, CEO da NeoAssist, plataforma tecnológica que oferece experiência omnichannel para relacionamento com o cliente

Gostou desse post? Compartilhe!