- Início

- Conteúdo

A Difícil Arte De Aprender Com O Erro

Coluna 1565

Compartilhe Este Post

Um dia eu ouvi uma metáfora que fez muito, muito sentido para mim e até hoje uso como exemplo em minhas palestras.

“Certa vez decidi atravessar uma ponte, e para isso eu precisava escolher um caminho que me levava até essa ponte. Escolhi uma rua, não vi um enorme buraco. Cai no buraco. A culpa não foi minha. Demorei para sair desse buraco. Resolvi tentar novamente atravessar a ponte. Retornei a rua que me levava a ela. Vi o buraco. Cai no buraco. A culpa não foi minha. Demorei para sair desse buraco. Não desisti, voltei aquela rua. Cai novamente no buraco e percebi que a culpa era minha. Sai rapidamente do buraco. Insisti mais uma vez, voltei aquela rua. Vi o buraco e dei a volta não caindo nele...mas tinha outro buraco logo a frente e eu cai novamente no buraco. Percebi que a culpa era minha e que aquela rua estava cheia de buracos. Não desisti. Olhei em volta e percebi que haviam outras ruas que me levavam aquela ponte”.

As vezes teimamos em passar nossa vida toda caindo dentro dos mesmos buracos. Em alguns momentos até assumimos a responsabilidade, mas continuamos recaindo nas mesmas falhas. Em algum momento da vida precisamos de algo além de reconhecer nossa responsabilidade. Precisamos aprender com o erro e escolher novos caminhos. Provavelmente com novos buracos que vai nos ensinar mais coisas. E essa é a magia da vida. Nós aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. A vida é cheia deles.

Aprender com o erro é uma difícil arte, que precisa de maturidade emocional para olhar com bons olhos. Entretanto, importante saber que não existe vitória sem erro, da mesma forma que não existe aprendizado apenas com acertos.

Que tal olhar de forma positiva para os erros que cometer no dia de hoje?

Por Tatiane Souza, presidente e sócia da Gente Mais Consultoria e Treinamentos. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Gostou desse post? Compartilhe!