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A Cultura Organizacional E Seus Desafios

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Por conta da soma de valores e princípios dos envolvidos, toda organização possui um estilo próprio e único que faz com que os colaboradores se identifiquem com o todo, por possuir o mesmo ideal que compõem a missão, visão e valores da organização. O tipo de segmento pode influenciar, pois tendem a manter uma postura mais séria ou descontraída.

Os profissionais que atuam na área de RH tendem a enfrentar muitos desafios frente às mudanças que o mercado vem exigindo e do outro lado existe a resistência por parte da diretoria, pois querem o destaque da organização, porém não querem investir.

Uma das maiores dificuldades está no momento de preencher uma vaga, pois o perfil do candidato deve estar de acordo com o da organização e cada vez mais os candidatos estão buscando novos desafios, benefícios que proporcione crescimento profissional e pessoal, plano de carreia eficaz e qualidade de vida. Em contrapartida, algumas organizações exigem profissionais qualificados, porém, criam barreiras para recompensar e acabam perdendo colaboradores extremamente competentes.

Essa realidade vem gerando rotatividade, desgastes e custos para a própria organização, pois todo o investimento depositado desde a divulgação da vaga até a saída de um colaborador acaba sendo em vão. O colaborador que não identifica o que a organização divulga e apresenta, principalmente na mídia, acaba deixando seu cargo por não ter visão de crescimento.

Com o avanço da tecnologia e quebra de paradigmas, muitas organizações estão se destacando pela inovação e formato de valorização de seus colaboradores, eliminando mesas fixas, paredes, salas restritas e incluindo ambientes descontraídos, salas de jogos, espaços ao ar livre, tudo isso como intuito de proporcionar meios de estimular a criatividade, qualidade de vida no trabalho e valorização humana. Essas organizações tem se tornado as favoritas e têm gerado crescimento para os dois lados, empresa e colaborador.

Existem aquelas que apresentam uma resistência em inovar, talvez por receio da perda da identidade, falta de planejamento ou até mesmo por não ter uma visão de mercado. Assim como as pessoas, uma organização tem suas dificuldades para mudar, pois é composta de pessoas e são inúmeros os motivos por não verem a necessidade de mudar ou por não terem realmente necessidade de mudar.

Portanto, todo candidato deve buscar identificar o perfil da organização antes de se candidatar a uma vaga ou aceitar convite para uma entrevista, pois é de suma importância identificar se a organização irá atender aquilo que é almejado, a começar pela localização, propósito, atividades que serão exercidas, plano de carreira e os benefícios oferecidos. Por parte da organização, ela deve mostrar clareza na hora de contratar, evitando futuras frustrações entre ambos.

Por Caroline Santos (capa), supervisora ADM/ RH do Massicano Advogados

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