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7 Técnicas Para Você Se Tornar Um Profissional Mais Produtivo

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A produtividade de um profissional depende de uma série de fatores: nível de engajamento, motivação, qualidade do sono, dentre várias outras questões. E para quem busca resultados mais assertivos, trabalhar mais nem sempre é a solução, mas sim a capacidade de se fazer mais tarefas em menos tempo – sem, logicamente, deixar a qualidade de lado. “Todos nós fazemos coisas que são improdutivas e desgastantes, mas o segredo é passar o maior tempo possível em atividades mais produtivas e que geram valor", afirma o mastercoach e fundador da Febracis, Paulo Vieira (capa).

Nesse sentido, ser produtivo é característica de quem sabe dosar as suas atribuições a ponto de não afetar a sua qualidade de vida. E para dar esse passo profissional/pessoal, Paulo elenca sete técnicas determinantes:

  1. Identifique o que te distrai

Quem deseja ser mais produtivo deve, antes de tudo, eliminar as distrações. Para isso, é fundamental ser sincero consigo mesmo e se autoavaliar, pensando "quais fatores me fazemesquecer do que é importante para mim?". As respostas podem ser variadas. WhatsApp e redes sociais são vilões conhecidos, mas a distração pode ser causada por fatores como preguiça, insegurança, hobbies e até relacionamentos.

  1. Caminhe para a excelência em sua rotina

Criar uma rotina de excelência significa fazer as coisas certas, da melhor maneira possível e na hora certa. Para isso, é importante adotar um estilo de vida condizente com os seus objetivos, em oposição a uma lista infinita de tarefas e compromissos. E isso inclui diversos aspectos da vida, como trabalho, lazer, família, amigos, entre outras áreas. Assim, com o tempo bem dividido e organizado, é possível focar ao máximo em cada coisa em seu devido momento, sem parar o trabalho para pensar em quando vai ficar com a família ou interromper reuniões de família para lidar com questões não resolvidas no trabalho.

  1. Divida uma tarefa grande em pequenas atividades

Uma tarefa muito grande pode ser assustadora. Pensando em como vai ser difícil fazer aquilo, ou sem saber como começar, muitas vezes acabamos nos distraindo e procrastinando. Para evitar isso, a dica é dividir a tarefa em atividades menores. Assim, a cada etapa concluída você tem a sensação de ter finalizado algo e se vê mais perto do grande objetivo. Além disso, ao trabalhar por partes, você se concentra apenas naquela responsabilidade imediata, e não em tudo aquilo que a sua tarefa representa, sendo mais focado e produtivo.

  1. Organize o seu dia na noite anterior

Quando acordamos sem ter o dia planejado, corremos um risco muito grande de nos dedicarmos a tarefas de menor importância ou nos distrairmos com problemas que não são estratégicos para o momento. Além disso, ao elencar na noite anterior os planos para o nosso dia, somos menos influenciados pelas variações de humor ou sensação de cansaço que podem nos acometer pela manhã.

  1. Liste suas obrigações e elenque-as por ordem de prioridade e grau de dificuldade

Isso faz com que você se livre, rapidamente, das piores atividades e fique com os processos menos complexos ao longo do dia. Se alguma tarefa levar até cinco minutos para ser executada, realize-a na hora: a sensação de realização vai te dar mais motivação para completar as atividades seguintes.

  1. Conheça os horários em que você é mais produtivo

Há quem funcione melhor à noite, enquanto outros, pela manhã. Avalie-se e deixe as atividades mais complexas para esse período do dia.

  1. Não se esqueça de se exercitar

Dedique um intervalo, ainda que pequeno, da sua rotina para se exercitar. Pode ser caminhada, meditação ou mesmo exercícios físicos na academia. O importante é usar esse tempo para extravasar, gastar a energia e retomar a disposição para as suas tarefas. Estar bem alimentado e hidratado também é importante para manter a concentração.

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