- Início

- Conteúdo

7 Passos Essenciais Para Se Tornar O ‘Trainee Dos Sonhos’

Jovens Talentos

Compartilhe Este Post

Ser o trainee dos sonhos de uma grande empresa é o objetivo de muitos estudantes que chegam ao final da faculdade pensando em alcançar seu espaço profissional. Conquistar a tão desejada vaga em uma grande companhia pode ser a porta de entrada rumo a uma carreira promissora. Entretanto, é preciso compreensão de que a jornada começa bem antes.

Começa antes, pois a somatória de experiências vividas contribui na identidade dos melhores candidatos. Na TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, por exemplo, buscamos profissionais versáteis, arrojados e que topem grandes desafios. Entre as mais de 10 mil inscrições anuais recebidas no programa, os profissionais que mais se destacam são aqueles que demonstram protagonismo diferenciado nos painéis, que se mostram dispostos a explorar novas oportunidades – inclusive, em áreas distintas de sua formação.

É claro que existem dicas que são comuns a todos os candidatos, dentre elas: seja original e compartilhe dos valores da empresa. Apostamos muito no perfil dos candidatos, especialmente naqueles que demonstram senso de dono e que tenha foco no resultado. Tais skills, alinhados com a cultura da empresa, favorece uma excelente experiência de gente talentosa entregando resultados robustos.

Confira outras dicas: 

Domine um segundo idioma: Ter domínio do inglês é condição sine qua non. No caso específico da TCP, é um fator imprescindível para desempenhar plenamente os projetos, já que estamos inseridos em um segmento que favorece as relações internacionais, e por integrarmos o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. 

Aproveite as oportunidades: Todas as experiências vividas pelos candidatos são valorizadas, sejam elas estágios, intercâmbios, cursos complementares, engajamentos sociais. Não existe certo ou errado quanto mais diversas forem as vivências, mais preparado o candidato estará para lidar com ambientes tão dinâmicos e desafiadores como os do mundo corporativo. 

Desenvolva novas habilidades: O estudante que pensa em conquistar uma oportunidade precisa criar habilidades que ajudarão no desenvolvimento da carreira. Mobilidade, boa comunicação, originalidade, capacidade para trabalhar em time e visão sistêmica são exemplos valiosos. 

Mantenha a naturalidade: Durante o processo seletivo, os candidatos participam de painéis com os gestores e o nervosismo pode prejudicar a sua performance. Pensando nisso, favorecemos algumas atividades que ajudam a reduzir esse “stress de avaliação” e orientamos os candidatos a não criar nenhum personagem, pois queremos conhecer quem eles de fato são. A naturalidade é uma ótima aliada para combater o nervosismo. 

Foque em resultados:  o trainee que passa pelo processo seletivo já entra “jogando o jogo”, portanto, é preciso ter foco em resultados já que as metas são desafiadoras. Formalmente, o trainee é avaliado tanto pela performance de resultado no atingimento dos indicadores quanto pelo potencial de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. 

Participe de novos projetos: Para entrar no mercado de trabalho, os programas de estágio são excelentes oportunidades. Além disso, atualmente existem diversos canais de networking, portanto, busque conhecer os que mais se assemelham com seus objetivos e participe desses grupos. Alinhe seus objetivos pessoais com os profissionais. Essa coerência é importante. Trace metas de desenvolvimento e não tenha medo de conhecer áreas e projetos novos. 

Cuide da sua imagem: ferramentas como o LinkedIn são exemplos de networking. Contudo é muito importante cuidar com a imagem e conteúdo exposto nesse canal, pois ele se torna um cartão de visitas e fala muito sobre você. Postagens e fotos de entretenimento devem ficar separados em outro canal, ok? 

Por Thais Marques, gerente de Recursos Humanos da TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, com foco em gestão de pessoas

Gostou desse post? Compartilhe!