- Início

- Conteúdo

7 Atitudes Para Conquistar A Promoção No Trabalho

Carreira 496

Compartilhe Este Post

Quando uma pessoa se encontra dentro de sua carreira, o crescimento profissional se torna uma de suas maiores metas. E a caminhada, mediada por uma subida de degrau a degrau, se conduz com as promoções conquistadas.

Porém, as promoções, por mais desejadas que sejam, dependem de uma série de fatores para se concretizarem. Mais do que isso, elas não dependem exclusivamente das empresas. É essencial que o profissional seja empenhado e se esforce ao máximo em prol do objetivo.

CEO da Passadori Educação e Comunicação, Reinaldo Passadori reforça a importância do colaborador ter iniciativa e apresentar suas credenciais para que consiga ser promovido. “Muitas pessoas se sentem injustiçadas e acham que as empresas não as reconhecem, mas é importante apresentar características e capacidades para assumir novas responsabilidades. O seu gestor, que estará atento a todas as movimentações, certamente verá suas atitudes positivas com bons olhos, o que contará pontos na hora de decidir quem deve ocupar um cargo de liderança”, afirma.

De acordo com Reinaldo, sete atitudes contribuem para o funcionário que ter mais assertividade na conquista da promoção desejada. Acompanhe: 

1 – Seja proativo e solícito

Ter a iniciativa de chamar a responsabilidade e auxiliar os colegas contribui para se ganhar pontos com o gestor. Desse modo, o profissional não só demonstra sua capacidade de lidar com adversidades e conflitos como também mostra sinais de liderança e engajamento para atividades que demandem maior complexidade e engajamento.

2 – Vá além da função

Cumpra sua função com excelência, de maneira que sua atuação inspire e sirva de exemplo para outros colaboradores. Um profissional engajado dá a confiança aos gestores de saberem que sempre poderão contar com ele. Mas lembre-se, a recomendação não necessariamente significa fazer horas extras ou assumir o máximo de tarefas possíveis a fim de mostrar a sua utilidade.

3 – Priorize tarefas

É verdade que nem sempre é fácil lidar com a rotina. Não é incomum ter mais tarefas do que tempo para realizá-las. Por conta desse cenário, organização é fundamental. Conseguir gerenciar o que deve ser feito é crucial para cumprir a demanda de maneira eficiente, principalmente o que for de caráter emergencial.

4 – Tenha objetivos claros

Definir as expectativas em relação à empresa é parte importante para que os objetivos sejam traçados. Além disso, não tenha receio de comunicar abertamente ao seu gestor quais são os seus desejos para que ele se atente às suas atitudes para uma eventual promoção.

5 – Se aperfeiçoe

Assim como o desempenho interno é importante para quem busca a promoção dos sonhos, é necessário se preparar, também, por fora. Qualificação acadêmica é bem vista pelas empresas e contribui para o crescimento não só profissional, mas pessoal também. Procure cursos e meios para aprimorar sua área de atuação.

6 – Tenha o desejo de crescimento, não de status

Um erro comum cometido por quem busca uma colocação nas posições de liderança é justamente não pensar no seu desenvolvimento profissional, e sim no status que aquela colocação pode dar.

7 – Busque desenvolvimento, não salário

Obviamente, o desejo em crescer e ser promovido passa pelo aumento salarial que vem junto. Entretanto, a melhora financeira não deve ser o único foco para querer ascender na carreira. Posições maiores trazem consigo mais responsabilidades e é fundamental que haja a motivação em assumi-las. O fator financeiro dificilmente compensará a desmotivação em enfrentar os novos desafios trazidos pela função conquistada.

Gostou desse post? Compartilhe!