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60% Das Empresas Sofrem De Falta De Soft Skills

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Existe uma gama de empresas que investem apenas em colaboradores com currículos completos, graduações em renomados locais e vastas experiências.  Porém, muitas vezes, gestores se vêem cercados de profissionais que não geram os resultados esperados ou que dão mais dores de cabeça do que ajudam. Esta situação acontece, pois, apesar de o conhecimento acadêmico ser de suma importância, não é o único fator que deve ser levado em conta na contratação de um bom funcionário.

Nestes casos, é importante ter em mente as soft skills. Este termo em inglês refere-se às habilidades subjetivas relacionadas à inteligência emocional do ser humano.

Uma pesquisa global da Capgemini Digital Transformations Institute realizada com 1.250 executivos e divulgada no final de 2017 revelou que aproximadamente 60% das empresas sofrem com carência de soft skills. O estudo também mostra que as mais buscadas são:

65%-  Foco no cliente

64% - Colaboração

64%- Paixão por aprender

61% - Habilidade organizacional

Outra pesquisa realizada em 2014 nos Estados Unidos identifica que a grande maioria dos empregadores (77%) acredita que essas características são tão importantes quanto às competências técnicas.

Essas virtudes são difíceis de mensurar, mas estão sendo cada vez mais exigidas em todas as áreas do mercado de trabalho. Segundo Rebeca Toyama, coach e fundadora da Academia de Coach Integrativo, uma equipe com soft skills desenvolvida pode fazer diferença no momento de alcançar sucesso nos negócios.

“Não adianta ter o conhecimento para exercer uma função e não saber trabalhar em equipe, paralisar diante de uma dificuldade ou não conseguir se comunicar da forma adequada. Este quadro costuma se intensificar quando o cargo é mais alto porque empatia, liderança e motivação também são consideradas soft skills e um gerente sem elas pode oferecer grande risco.”, explica Rebeca. Por este motivo, a especialista separou quatro dicas para empresas serem capazes de desenvolverem as softskills. Não deixe de conferir:

- É necessário criar um ambiente colaborativo onde todos se sintam parte dos desafios e soluções porque duelos intelectuais inibem o desenvolvimento de soft skills.

- É fundamental lembrar que o erro faz parte do aprendizado e sem essa percepção o processo criativo é substituído pela tensão, o que elimina a parte soft.

- É indispensável estimular uma comunicação que inclua um espaço para que as pessoas falem de suas emoções.

- Inclua as soft skills nos programas de motivação, treinamento, bonificações e no recrutamento e seleção.

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