- Início

- Conteúdo

6 Dicas Para Memorizar O Conteúdo De Provas E Apresentações

Dicas

Compartilhe Este Post

Uma das maiores preocupações para quem vai aplicar uma palestra ou fazer alguma prova importante, como vestibular ou concurso, é memorizar o conteúdo. Muitas pessoas, por mais que pareçam preparadas para a tarefa, temem pela possibilidade de, na hora, esquecer o conhecimento que adquiriu.

Para ajudar a lidar com o problema, o professor Firmino Manoel de Matos, do Curso de Memorização da Central de Concursos, tem seis dicas para auxiliar a assimilar melhor o conteúdo e mandar bem na hora da prova ou da apresentação.

1 – Anotação e palavras-chave

Durante as aulas, tome nota de tudo o que puder. Desse modo, será mais fácil revisar o conteúdo e se lembrar do raciocínio da matéria. Além disso, tenha o hábito de criar uma lista com palavras-chave para sintetizar melhor o conteúdo.

2 – Não deixe de revisar

Para fixar o conteúdo, revisá-lo pelo menos duas vezes é essencial. De preferência, enquanto ele estiver fresco em sua mente. Quanto mais tempo sem estudá-lo, mais difícil é a memorização.

3 – Resumos e exercícios

Fazer resumos ajuda a assimilar o que está sendo estudado, enquanto a realização de exercícios os completa. As técnicas facilitam a absorção do que foi aprendido.

4 – Brechas na agenda

A rotina, por vezes, pode ser bem complicada, principalmente para quem se divide entre trabalho, estudo e, em alguns casos, família. Tente aproveitar todos os momentos livres, como os minutos restantes do almoço, para revisar o material.

5 – Pare um pouco

Pouco vai ajudar uma rotina de estudos frenética. Se o conteúdo é mais extenso, faça algumas pausas na leitura. A cada 50 minutos, descanse a mente para que o foco não seja perdido.

6 – Estude à noite

Quanto mais próximo do horário de dormir acontece o estudo, melhor é a fixação. Use essa característica do cérebro humano a seu favor, mas lembre-se de ter uma boa noite de sono. Não adianta passar parte da madrugada em claro se for preciso acordar cedo no dia seguinte.

Gostou desse post? Compartilhe!