- Início

- Conteúdo

6 dicas para aumentar a produtividade do seu time

Compartilhe Este Post

Como líder, você já parou para pensar que possui o poder de movimentar as pessoas com boas ou más energias? Você pode iniciar uma vibração com humor, entusiasmo e animação ou stress, angústia e desgosto. E, consequentemente o seu time movimenta-se na mesma frequência que a sua.

O princípio da produtividade está relacionado à fazer mais com os mesmos recursos ou fazer mais com menos recursos (recursos humanos, financeiros, físicos, além do tempo).

Para te ajudar a aumentar a produtividade de seu time, confira 06 dicas que podem ser extremamentes úteis:

  1. Conecte as pessoas

É fundamental que você crie ambientes multidisciplinares, com pessoas de áreas diversas interagindo sem divisórias, gerando assim, o máximo de interatividade e troca de conhecimento entre elas.

Estimule uma comunicação clara e assertiva que alcance a todos, dentro dos canais da organização, para torná-la mais fluida e impactar positivamente o relacionamento interno.

  1. Ouça o seu time

Promova bate-papos com o time para transmitir a informação de maneira homogênea: Fóruns de discussão, Talk’s ou pequenos encontros, são algumas sugestões.

Incentive a participação das pessoas criando espaços de fala; Estimule a reflexão com relação às atividades que elas exercem e como estas impactam o time, a área e a organização como um todo; Questione se é possível personalizar/otimizar e, principalmente, se existem processos que diminuem a produtividade tirando a velocidade do time.

Como resultado, o time estará mais envolvido e desenvolverá conteúdo, materiais, soluções e insights.

  1. Organize as atividades

É indispensável organizar as atividades de uma forma em que todos entendam e consigam acompanhar os status delas. Existem diversas Ferramentas e Metodologias facilitadoras como: Trello, Design Thinking e Kanban.

  1. Dê autonomia para as pessoas

As pessoas com autonomia produzem mais, pois resolvem as coisas de forma mais ágil e, consequentemente, os processos ficam mais fluidos tornando-as mais responsáveis por suas atitudes.

  1. Crie Indicadores (KPI’s) e fale deles regularmente

Só é possível tornar as pessoas produtivas quando estas, são orientadas a resultados. É imprescindível que os Indicadores relacionados ao trabalho do time estejam muito bem desenhados e mensurados. A Ferramenta Google Data Studio, poderá auxilar na organização e apresentação destes dados.

Colaboradores conectados com os objetivos do negócio, trazem discussões produtivas para o encontro de soluções e alternativas para o time.

  1. Hora extra

“Um time produtivo não faz hora extra”.

Hora extra é um indicador preciso que transparece a qualidade da gestão do time. Como Líder, quando você não acompanha, não oferece feedback, não promove reuniões e não direciona o seu time, isto os torna improdutivos.

As pessoas começam a ficar apagadas e realizam somente tarefas, não produzem tudo o que podem produzir. Realizar as atividades dentro do horário de trabalho, planejá-las, direcioná-las, monitorá-las, dará foco e agilidade ao time e cabe ao líder estabelecer este controle.

Além destas dicas que lhe ajudarão a desenvolver um time de pessoas engajadas, integradas e com a produtividade em sua máxima capacidade, vale lembrar de alguns pontos essenciais:

  1. Esteja próximo ao time: incentivando e desenvolvendo uma pressão e incômodo positivo e produtivo;
  2. Ofereça uma Flexibilidade de horário: pense em horários alternativos, isto ajuda a melhorar a produtividade das pessoas;
  3. Crie espaços de Descompressão: pausas relaxantes, se possível, criar espaços de descompressão.

Depois de colocar práticas todas estas dicas, reconheça e destaque publicamente aquele colaborador que apresentar a maior produtividade no seu time. Além de motivar, você cria um parâmetro para que os demais entendam o que é ser focado e produtivo.

Por Patrícia Oliveira, graduada em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, e Leader Coach pelo IBC

Você também vai gostar