Em uma agenda com dezenas de compromissos e pouco tempo livre torna-se desafiador encontrar espaço para atividades físicas. No entanto, usar o tempo escasso como desculpa para o sedentarismo pode ser prejudicial são apenas para a saúde, mas também para os negócios. Segundo a Academia Americana de Neurologia, pessoas que fazem exercícios têm de 22% a 30% menos risco neurológico que as demais. Já a Universidade Western, do Canadá descobriu em um estudo que dez minutos de atividades diárias são capazes de causar repercussões positivas, inclusive na concentração.

Esses benefícios são perceptíveis na rotina do consultor empresarial Roberto Vilela, que há sete anos pratica corrida de forma regular. Veja abaixo cinco deles:

Disciplina

 “Quem costuma praticar esporte com frequência tende a ser mais dedicado no que diz respeito a realizar seus objetivos”, diz. Para ele, o comportamento facilita a organização dentro das empresas e na rotina de trabalho, o que garante melhor desempenho. 

Disposição
O consultor destaca que incluir atividades físicas no dia a dia dá às pessoas mais animação para cumprir as tarefas. “A endorfina liberada durante os esportes não resulta só em bem-estar, mas também em um estado de alerta, no sentido de se preparar melhor para encarar os desafios”, revela.

Foco
Concentração é uma característica imprescindível nos negócios. “Pessoas com dificuldade de organização da rotina melhoram e muito seus resultados quando passam a praticar esportes. Essa característica é essencial para quem quer ter mais sucesso no trabalho”, comenta.

Superação
Conseguir exceder limites fica mais fácil quando as características citadas se tornam comuns. “Existe uma competitividade nos esportes que se levada para o ambiente organizacional com o devido cuidado, ajudará o profissional a ampliar as possibilidades de sucesso. Ele tende a buscar ainda mais o objetivo e ir além do esperado para isso”, salienta.

Produtividade
Por fim, o consultor empresarial avalia que o principal resultado da prática de atividade física é fazer com que o dia renda mais. “Lembro da minha rotina antes e depois da corrida e é visível o quanto consigo produzir mais atualmente. Tenho disposição para diversas tarefas, consigo concluí-las melhor e apesar da rotina sempre turbulenta, dá tempo de encaixar os objetivos na programação e cumpri-los com sucesso”, conclui.