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5 princípios para gerir sua marca pessoal e se destacar no trabalho

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O processo para se destacar e se diferenciar da concorrência passa, inevitavelmente, por uma boa gestão da marca pessoal. Segundo Ilana Berenholc (capa), especialista em Personal Branding, as empresas não têm mais o caráter “paternalista”. Cabe ao profissional buscar se desenvolver e saber se comunicar de modo que gere valor. “É importante ter o controle de como se é percebido, trabalhando essa percepção no sentido de ser identificado como um especialista qualificado e atualizado, pronto para qualquer demanda ligada ao seu universo.

É nesse panorama que a gestão da marca pessoal entra. Ela parte de uma investigação profunda profissional com o intuito de ajudá-lo a compreender os principais atributos que o tornam único e que o posicionam e o diferencial das outras pessoas. Para tal, três perguntas são respondidas:

- Quem você é;

- O que você faz;

- Qual o seu diferencial ou de que modo você cria valor para seu público?

A especialista explica que isso permite comunicar-se com clareza a respeito de quem você é e o que tem a oferecer. Como benefício, ajuda a estabelecer metas e objetivos profissionais para impulsionar a carreira; fortalecer e gerenciar a imagem, diferenciar-se da concorrência e inspirar confiança e credibilidade. Isso vale para quem está começando e para quem já está há tempos no mercado. Ilana ressalta cinco princípios básicos para o gerenciamento da marca pessoal:

  • A gestão da marca pessoal é baseada em autenticidade. Não criamos uma marca – nós a gerenciamos. Não se trabalha com uma imagem pretendida, mas sim com quem a pessoa é na sua essência.
  • Marca pessoal não é sobre você, mas sim sobre o valor que você traz na interação com outros. Gerenciar a marca fundamental se baseia, principalmente, em saber a forma que você “deixa uma marca” nas pessoas com quem se relaciona.
  • A gestão de marca pessoal não é algo temporário. Ela exige um trabalho constante, com metas de curto, médio e longo prazo.
  • Não comece de trás para a frente: Personal Branding não se resume à visibilidade. Muitos pensam que se trata apenas de postar nas redes sociais. Isso faz parte, mas é uma das etapas finais do processo. Antes de tudo, é preciso fazer uma investigação profunda sobre quem você é para, depois, alinhar todas as suas ações a quem você é e seus objetivos.
  • Cuidado com múltiplas personalidades. Você deve zelar para que a experiência que as pessoas têm de você no mundo off-line seja a mesma que elas têm no mundo online. Deve haver coerência.

Foto de Capa: Divulgação