A comunidade de colaboradores do site americano Google Thrive formatou alguns dos métodos mais eficazes para priorizar e proteger o nosso tempo no trabalho. As dicas para o sucesso são úteis, inovadoras e, às vezes, surpreendentes. Qual dessas estratégias fala com você?

1.     Faça suas pausas sempre “Não fazer as pausas de forma consistente aumenta as chances de você acabar perdendo tempo. As políticas de portas abertas permitem que as pessoas o interrompam a qualquer momento, o que afeta sua capacidade de realizar um trabalho profundo. Crie uma programação que corresponda aos seus níveis de energia (por isso, se você for uma "pessoa da manhã", agende algumas tarefas durante a manhã e tenha a tarde menos intensa). - Michael Levitt, CEO, Toronto, CA 

2. Faça da sala de reuniões seu refúgio“Quando estou tendo um dia extremamente ocupado e meus colegas continuam chegando com pedidos, me distraindo, eu gosto de me retirar para um espaço de escritório isolado, como a sala de reuniões e tomar um pouco de ar e também o tempo sozinha para terminar o trabalho urgente. Isso não só me ajuda a me concentrar, mas também me ajuda a encontrar um pouco de tempo e fazer o meu trabalho - sem mencionar algumas coisas da minha lista de tarefas. Ocasionalmente, também gosto de desligar meu telefone”- J. Mukami, pesquisador, Quênia 

3. Confie em blocos de duas horas “Eu fico de olho no meu calendário para a próxima semana e, se eu o ver preenchendo muito, vou construir blocos de duas horas de cada vez, que não podem ser agendadas. Eu poderia incluir de dois a três desses na semana apenas para manter minha sanidade ”. —Dr. Elizabeth Wallace, ensino superior, Stephenville, Texas  

4. Experimente um aplicativo de gerenciamento de tempo “Eu me dou um curto período de foco forçado no início do meu dia de trabalho. Eu uso um aplicativo (RescueTime) para me impedir de distrair sites, bate-papo e e-mail por 15 minutos. Quando os 15 minutos acabam, eu estou totalmente engajado em uma tarefa que importa e continuo trabalhando nisso pela manhã. ” — Robby Macdonell, CEO, Nashville, TN 

5. Não participe de uma reunião, a menos que você precise “Eu verifico meu calendário e meus motivos antes de concordar ou discordar do trabalho que me foi pedido. Eu aprendi que eu prospero quando trabalho em estreita colaboração com os outros e realizando tarefas, não sentando muito em reuniões. Portanto, não me envolvo em reuniões, a menos que seja absolutamente necessário. Tenho em mente algo que aprendi no livro de William Ury, O Poder de um Não Positivo: cada vez que digo sim a algo, estou dizendo não a outra coisa e, por sua vez, quando digo não a algo, posso dizer sim a algo mais. Conhecer meus limites foi muito fortalecedor! ” - Jos Neu Neuer, conselheiro profissional licenciado, Greenville, SC.