Há uma ideia entre os líderes empresariais de que o crescimento é e deve ser ilimitado. É como se a economia de escala não tivesse teto, curva ou ponto de saturação, e todo o crescimento propicia a economizar os custos, eficiência operacional e melhorias tecnológicas.
Isso nem sempre é verdade, mas muitas empresas relutam em reconhecer limites por medo de não serem consideradas ambiciosas. Coisas como cronogramas de pesquisa e desenvolvimento, escassez de talentos, custos de armazenamento de dados, vendas, demandas de suporte e despesas com software podem conspirar para limitar o crescimento e a expansão além dos quais uma empresa não pode mais reivindicar economia de escala.
Por exemplo, faz sentido lógico que uma empresa não deva buscar mais clientes até que possa satisfazer e acomodar os que já possui. Mas tantas indústrias - em particular a de tecnologia - foram prejudicadas pelas ofertas públicas iniciais (IPOs), capitais de risco (VC) e uma mentalidade de "siga o rebanho" entre os CEOs, o que dificulta o cumprimento dessa regra.
Em 2020, o mundo inteiro lidou com níveis sem precedentes de ansiedade sobre o futuro. Ainda assim, isso não significa que as empresas desistam de seus objetivos anteriores ao COVID-19. Existem muitas maneiras de crescer com responsabilidade, sincronizar a demanda e manter o impulso.
Aqui estão cinco dicas para expandir seus negócios com responsabilidade:
-
Evite investir dinheiro em software desnecessário
Um mito comum é que, sem uma grande base de clientes, receita anual ou investimento de capital, uma empresa não pode comprometer os fundos ou o tempo necessário para criar suas próprias soluções de software. As empresas são pressionadas a firmar contratos difíceis com fornecedores que prometem tempos curtos de entrada no mercado, infraestrutura em escala e suporte técnico abrangente. Muitas empresas podem achar que esses fornecedores não conseguem entregar tudo o que foi prometido.
-
Traga a engenharia internamente, quando possível
Muitas empresas de médio e grande porte podem criar soluções internas sem um grande investimento de tempo ou talento. Você não precisa necessariamente de um engenheiro de software dedicado na equipe para criá-los. Além do mais, trazer a engenharia para dentro de sua própria empresa permite que você adapte suas soluções ao setor específico da sua empresa. Com comprometimento e previsão, você pode criar ferramentas dentro de sua empresa para todo um conjunto de software.
-
Desenvolva seu talento; Não compre
Outro equívoco comum é que os melhores talentos são comprados e não desenvolvidos. É fato que se uma empresa de software estiver procurando por um desenvolvedor full-stack no mercado atual, esse salário poderá exceder o valor que a posição agrega a uma empresa - especialmente para empresas menores. Considere contratar pessoas jovens e talvez até inexperientes que possam crescer junto com sua empresa. Se você se arriscar em alguém e desenvolver suas habilidades internamente com paciência, poderá descobrir que essa pessoa vai permanecer na empresa por mais tempo e vai fornecer mais valor do que um novo empregado de nível superior. Além disso, seja realista sobre se o conhecimento prévio é realmente necessário para um determinado trabalho. Em muitos casos, certas posições podem ser melhor atendidas por um jovem sem um diploma do que uma pessoa com doutorado.
-
Pense bem se você realmente precisa da nuvem pública
Para pequenas ou novas empresas de software, a nuvem pública pode parecer a única opção disponível. Esse equívoco surge da ideia de que o crescimento rápido é a única maneira de competir no mercado atual, mas com o tempo, as empresas que investem em sua própria tecnologia e data centers costumam economizar mais. Na verdade, as empresas com quem conversei e que antes dependiam da nuvem pública estão lentamente migrando para seus próprios servidores e descobrindo grandes vantagens financeiras e operacionais.
-
Ajude os clientes a se ajudarem
Qualquer empresa em crescimento entende que o suporte ao cliente precisa expandir o ritmo com sua base de usuários. Dito isto, existem outras maneiras de oferecer suporte do que apenas contratar pessoas para fazer esse serviço. Eventos como reuniões com clientes e sessões de treinamento gratuitas são ações de alto valor e baixo investimento que podem ajudar as empresas a atender à demanda dos clientes, promover a comunidade e aumentar a visibilidade da marca. A documentação completa disponível em vários idiomas também pode aliviar a tensão exercida pelo suporte ao cliente. Construir uma rede abrangente de suporte a software leva tempo e geralmente funciona melhor para empresas que favorecem o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo, ao invés da penetração imediata no mercado e projeções ambiciosas de crescimento.
Há muito a se considerar quando se trata de administrar e expandir um negócio, especialmente em tempos de crises e incertezas. Isso torna ainda mais importante que CEOs e líderes pensem cuidadosamente sobre os possíveis benefícios e desvantagens da mentalidade de "sempre estar crescendo".
Por Jonathan Melo, diretor de marketing Zoho Brasil