- Início

- Conteúdo

5 Dicas Para Prevenir A Síndrome De Burnout

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Compartilhe Este Post

Tendinite, síndrome do Túnel do Carpo, dedo em gatilho, são doenças comuns causadas pela repetição dos movimentos e que sempre estiveram em alta no ambiente profissional. Com o advento das máquinas, entre elas o computador, o trabalho repetitivo veio acompanhado com esses sintomas físicos em muitos trabalhadores. Contudo, em contraponto com a diminuição que essas condições tiveram da década de 1990 em diante, de 2010 para 2019, o "boom" das doenças no trabalho agora está relacionado ao lado mental dos trabalhadores.

Isso aconteceu porque as máquinas e materiais que as pessoas utilizam para exercer as suas atividades laborais evoluíram dos anos 90 para essa década. Os computadores ficaram mais "leves", trabalhos repetitivos manuais foram substituídos por outras formas de montagem, e por isso houve uma queda do registro das lesões por esforços repetitivos, conhecidas como LER. Entretanto, com a evolução da tecnologia, as pessoas estão mais expostas a uma quantidade robusta de informações, e isso é refletido em ambiente corporativo. Acompanhada dessa evolução tecnológica e melhoria nos equipamentos de trabalho veio o excesso de responsabilidade para a maioria dos profissionais. Ainda, agravando esse quadro de pressão trazido pelo excesso, muitas empresas estimulam uma competitividade não saudável.

Basta abrir as redes sociais e portais especializados em mercado profissional para ter acesso a uma gama de relatos de pessoas que sofrem com problemas psíquicos como depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros. É fato que muitos deles têm origem química e também influência genética, entretanto os ambiente competitivos, independente do tipo da carreira, tem contribuído e muito para o desenvolvimento de patologias mentais.

Seguindo nesse contexto, a síndrome de Burnout – ou síndrome do esgotamento profissional, vem crescendo nos brasileiros. "A problemática dessa síndrome é que ela pode ser confundida com outros problemas psíquicos. E no começo, ela parece ser algo "leve e temporário", porém em poucos dias pode agravar o quadro do funcionário com uma depressão profunda", explica Augusto Jimenez, psicólogo e especialista em carreiras da rede Minds Idiomas.

A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema e acontece pelo excesso de trabalho e ambientes insalubres. Traduzindo do inglês - Burn (queima) e Out (exterior). Alguns sintomas dela são: insônia, sentimento de incompetência (que não irá conseguir cumprir com os afazeres diário, dentro e fora do trabalho), tonturas, problemas gástricos, e outros. O tratamento carece o auxílio de um psicólogo e em alguns casos um psiquiatra para receitar remédios como antidepressivos e ansiolíticos.

30% dos brasileiros sofrem a Síndrome de Burnout segundo a Isma - International Stress Management Association. Para ajudar você a manter uma qualidade de vida no trabalho e evitar a síndrome de Burnot, Augusto separou 5 dicas para aplicar hoje mesmo na sua rotina:

1) Faça atividades físicas regulares

De acordo com o cardiologista Carlos Alberto Pastore, o excesso de informações que temos no trabalho e fora dele, pode causar danos à memória e também na tomada de decisões. A nossa mente tem um limite para tomar decisões e com o excesso de atividades e responsabilidades escolhas ruins acabam sendo feitas. A prática de atividades físicas alivia a tensão cerebral e faz com que o indivíduo se "desligue", no momento do exercício, das responsabilidades. Conclusão: a mente fica em um estado mais relaxado e por isso consegue tomar decisões melhores e lidar melhor com a pressão no trabalho, afastando o estresse prévio à síndrome.

2) Defina objetivos a curto prazo

Escreva as suas metas mensais, tanto profissionais quanto pessoais, e trace planos para realizá-las. Afinal, trabalhamos para viver e não o contrário. Perceber que se está trabalhando para um objetivo de vida faz com que a tensão seja mais dissipada. Equilibre as suas metas/objetivos entre lazer e responsabilidade. A chave é o equilíbrio.

3) Faça atividades que fujam da rotina

É importante incluir na sua semana pelo menos duas atividades que não tenham a ver com a sua carreira. “Aprender um novo idioma para viajar e planejar a viagem são metas que sempre incentivamos na Minds Idiomas para nossos estudantes e também colaboradores. Outras atividades podem ser: ler, ir ao cinema, joga videogame, enfim! Aprenda algo novo e divertido”, aponta Augusto.

4) Converse com o seu gestor

Adquira esse hábito mensalmente para definir as suas metas profissionais. Independentemente de você já estar sobrecarregado de trabalho ou não, é importante ter esse costume. Ao planejar antes com o seu superior quais são as suas atribuições e o que ele espera de você nesse período mensal, fica mais fácil se organizar e perceber se as ações que estão lhe exigindo são realmente compatíveis com o tempo que você tem para executá-las. Ao se planejar, você perceberá que é possível fazer as atividades e a pressão diminuirá.

5) Diminua o uso da tecnologia

Chegamos em casa e temos a televisão, no trabalho temos o computador, e durante 24 horas do dia temos os alertas no celular sobre o tempo, acidentes, clima, trânsito, notícias, fora as conversas e as redes sociais. É claro que é importante saber do que acontece ao nosso redor, mas mais importante é saber o que acontece dentro de você e como você lida com isso. O uso excessivo do smartphone e outros aparatos tecnológicos tem causado doenças e dependência. Limite a quantidade de tempo que irá ficar exposto a eles. Caminhe um pouco, tenha contato com a natureza, e fique próximo de pessoas positivas.

Importante: Caso você apresenta os sintomas descritos nesse material procure o SUS. Há atendimento gratuito e com qualidade pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Desde o diagnóstico até a parte medicamentosa.

Gostou desse post? Compartilhe!