- Início

- Conteúdo

5 Dicas Para Melhorar A Confiança Nas Relações Profissionais

Compartilhe Este Post

Por mais que possa soar como um clichê, é difícil negar o fato de que é mais fácil perder a confiança de alguém do que conquistá-la. E é esse cenário que acompanha todas as nossas relações pessoais, sociais, afetivas e profissionais.

Quando falamos do lado profissional, quantas vezes consideramos a confiança em nossas práticas e relacionamentos dentro do ambiente de trabalho? O questionamento é feito por Allessandra Canuto, especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação e palestrante da AlleaoLado, que acrescenta que ausência de confiança entre líderes e liderados ou entre equipes é determinante para que muitas organizações tenham dificuldade em alcançar seus objetivos com clareza ou executar sua performance com excelência.

Durante um ano, a especialista estudou a respeito de conflitos organizacionais, técnicas de negociação e comunicação não-violenta. E a partir disso, ela deixou cinco dicas para que a confiança seja solidificada dentro das empresas:

1 – Seja sempre coerente

Um dos principais motivos para que a confiança seja quebrada é a incoerência entre ações e palavras. Portanto, um líder deve alinhar sua maneira de agir com aquilo que fala e/ou promete à sua equipe.

2 – Pratique a empatia

Assim como é importante ser ouvido, saber ouvir também é fundamental. É essencial ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. A empatia aguça a percepção, o que aumenta o senso de urgência para tarefas cuja demanda exija maior esforço de equipe.

3 – Alinhe suas expectativas

Prioridades e expectativas dentro do ambiente de trabalho devem ser definidas. Desse modo, o colaborador trabalha com atribuições coesas à sua função e tem o seu vínculo com a empresa fortalecido.

4 – Evite pré-conceitos

Não tenha o hábito de julgar atitudes tomadas pela liderança ou por colegas. Buscar respostas por conta própria e com base em achismos têm pouca ou nenhuma chance de acarretar em algo positivo. Procure sempre questionar e chegar a conclusões em conjunto. Compreender as verdadeiras razões por trás de determinadas ações torna a ligação ao factual mais precisa.

5 – Estimule a flexibilidade

Confiança é um fator que está ligado à motivação, ao ritmo de trabalho. Situações pontuais ou que acarretem em uma carga maior de pressão podem gerar desgastes dentro do ambiente de trabalho. Sempre que possível, prazos e acordos internos devem ser negociados e concretizados.

Alessandra ressalta que antes de aplicar as dicas, o ideal é primeiro entender o modelo de negócio e atuação. Assim será possível desenvolver a confiança dentro do ambiente corporativo.

Gostou desse post? Compartilhe!