- Início

- Conteúdo

5 dicas para alavancar sua produtividade durante o home office

Dicas 690

Compartilhe Este Post

Trabalhar em casa já é uma realidade de diversos profissionais que procuram por mais qualidade de vida. E isso pode trazer grandes benefícios para as empresas. Segundo uma pesquisa do International Workplace Group, feita com 15 mil pessoas em todo o mundo, 85% dos entrevistados perceberam aumento na produtividade após aderirem ao trabalho flexível, que inclui a possibilidade de fazer home office.

No entanto, apesar de todas as vantagens, como escapar do trânsito e ter mais tempo para si, os profissionais que trabalham em casa precisam evitar uma série de distrações a fim de não perder o ritmo do escritório. Pensando nisso, Paulo Marchetti, CEO da Compara, marketplace de seguros e produtos financeiros, listou abaixo cinco dicas de produtividade para quem faz trabalho remoto.

Crie a sua própria agenda, com horários pré-definidos

Fazer home office não significa, exatamente, trabalhar no horário de sua preferência. Se você for o colaborador de uma empresa, e parte de um time maior, é importante alinhar um horário com a sua equipe, em que todos estarão online. Geralmente, as empresas respeitam as escalas de um dia normal de trabalho. Ter um comprometimento com uma hora para começar e terminar vai te ajudar a estabelecer uma disciplina, além de evitar distrações como a TV ou pendências pessoais.

Reserve um local tranquilo e confortável para trabalhar em casa

É importante ter um lugar apropriado para trabalhar em casa, um espaço que seja cômodo, organizado e silencioso para que você se dedique às tarefas do dia a dia. Por isso mesmo, precisamos desconsiderar opções como o sofá da sala ou a cama do seu quarto, já que eles podem acabar com qualquer desejo de cumprir com as demandas do seu trabalho. Monte uma escrivaninha ou crie um escritório na sua sala mesmo - e negocie com seus familiares para que a sua presença em casa não seja um sinônimo de disponibilidade para momentos de lazer ou tarefas domésticas.

Tchau TV! Até mais, redes sociais!

Estar em casa durante uma tarde inteira pode ser uma tentação se você é fã de séries da Netflix ou ama um programa de auditório na TV. Caso você não trabalhe nesta área, é importante evitar distrações como estas. Um outro fator que pode te dispersar no home office (ou até mesmo no escritório) são as redes sociais. Uma sugestão é estabelecer pausas periódicas no seu trabalho para refrescar a cabeça e aproveitar para dar aquela olhada no Instagram.

Vista-se de forma apropriada

A forma como você se veste diz muito sobre como você enfrenta os desafios do trabalho e que tipo de mensagem gostaria de compartilhar com o time. Quando estiver em home office, mantenha o dress code de um dia normal no escritório. Vista-se de maneira apropriada, como se fosse ter uma reunião com um dos seus líderes na empresa. E, certamente, numa ocasião como essa, você não iria de pijama.

Respeite o fim do expediente

Se você tem um horário para começar a trabalhar, é também importante estabelecer um fim para seu expediente. Apesar de você estar em casa, não trabalhe até altas horas da noite. Respeite seu horário e concentre-se para realizar todas as tarefas dentro dele. Ao fim do dia, desligue seu computador e aproveite o tempo livre para se dedicar a compromissos pessoais.