- Início

- Conteúdo

5 Cuidados Ao Liderar E Gerencias Pessoas E Equipes

LIDERANÇA 1241

Compartilhe Este Post

Certo dia escutei de uma colega de trabalho a seguinte frase: “contratamos profissionais para as empresas, mas quem chega pra trabalhar são seres humanos”. Essa frase me pareceu engraçada, mas revela o desafio de liderar e gerenciar pessoas. É comum selecionarmos profissionais buscando suas competências técnicas (conhecimentos e habilidades especializadas), mas é igualmente comum desligarmos pelas competências comportamentais (postura profissional, dificuldades de trabalhar em equipe, etc).

Mas o que podemos fazer para liderar e gerenciar pessoas, explorando ao máximo suas competências técnicas e desenvolvendo as comportamentais necessárias à alta performance?

Abaixo, listo 5 cuidados a serem adotados no dia a dia.

  1. Crie uma visão compartilhada com sua equipe

Todos precisamos de um ideal, algo em que acreditar e porque valha a pena lutar. Encontre esse porque e torne-o claro para a sua equipe!

  1. Pessoa certa no lugar certo

Descubra os talentos de seus funcionários e seja ágil em redividir a tarefas e responsabilidades respeitando o que cada um tem de melhor.

  1. Encoraje as ideias

Invista na criação de um ambiente de abertura, em que todos se sintam convidados e estimulados a compartilhar suas ideias, opiniões, conhecimentos e experiências. Ao se sentirem envolvidos e considerados, os membros do time tenderão a se comprometer e a responsabilizar-se pelos resultados do grupo.

  1. Dê autonomia

Não diga aos outros o que fazer, ao contrário, invista em libertar o potencial de sua equipe por meio de perguntas que estimulem o pensamento criativo e inovador. Empodere sua equipe e, aos poucos, aumente o nível de autonomia de cada um.

  1. Reconheça e celebre

Reconheça individualmente os membros de sua equipe por suas contribuições individuais. Reconheça também coletivamente os avanços e resultados do grupo. Crie momentos de celebração de pequenas vitórias e ajude a equipe a desfrutar destas conquistas, fortalecendo a conexão e o sentimento de grupo.

Estes são os 5 cuidados que considero essenciais para liderar e gerenciar pessoas e equipes. Quais outros cuidados você deseja acrescentar? Reflita! 

Por Renata Aranega, co-fundadora da Cicclos, especialista em Inteligência Emocional, Consultora de RH e Facilitadora de Treinamentos

Gostou desse post? Compartilhe!