- Início

- Conteúdo

43% dos recrutadores entrevistam até 10 candidatos antes de fechar uma vaga

Compartilhe Este Post

São vários os fatores que tornaram a busca por oportunidades de emprego mais competitiva. Das vagas operacionais às de gestão, as empresas trabalham com exigências cada vez maiores, o que pede por candidatos atualizados, preparados e prontos para lidar com mudanças e inovações. Se perpetuar em uma zona de conforto é garantia de portas fechadas.

Uma pesquisa realizada pela Catho reforçou em números os desafios da área de recrutamento durante o processo seletivo. De acordo com o levantamento, 43% dos profissionais da área entrevistam, em média, de 6 a 10 pessoas antes de concretizar uma contratação.

A estatística fica mais expressiva ao se observar quantos profissionais se candidatam por vaga e, consequentemente, quantos currículos os recrutadores recebem. Ainda de acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados recebem até 30 currículos, enquanto 30% recebem mais de 50 e 16% mais de 100.

Busca Certa

Com o objetivo de ajudar recrutadores a encontrarem o "candidato perfeito" de forma mais rápida e assertiva, a Catho traz para o mercado o Busca Certa, disponibilizado inicialmente para candidatos e empresas da Grande São Paulo. O produto tem como diferencial apresentar profissionais testados e pré-avaliados de acordo com seu nível de conhecimento (básico, intermediário e avançado), além de verificar aptidões em excel, inglês, interpretação de texto e raciocínio lógico.

"Diante da tamanha oferta de profissionais no mercado de trabalho e o curto tempo para realizar a seleção, recrutadores possuem uma grande missão a ser cumprida na hora da filtragem pelo candidato ideal. Sendo assim, olham de cara as informações mais nobres do currículo em até 10 segundos para depois realizarem uma análise mais criteriosa dos documentos", afirma Bianca Machado, gerente da Catho.

De acordo com a pesquisa, os entrevistados apontaram em média quantos currículos analisam antes de escolherem quais candidatos serão entrevistados, reforçando mais uma vez a importância de ferramentas que agilizem o processo seletivo. Segundos os dados, 31% afirmam que checam de 16 a 30 currículos, enquanto 30% de 6 a 15.

Após a análise mais aprofundada é dado o momento de abordar os candidatos e fazer o convite formal para o momento da entrevista. A pesquisa apresenta que nesse momento, 44% convocam de 6 a 10 candidatos, 39% de 11 a 20, enquanto 13% de 11 a 20.