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3 Práticas Para Treinar O Mindfulness No Dia A Dia

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A palavra Mindfulness significa ‘atenção plena’ e descreve um estado de consciência no qual é alcançada a capacidade de estar focado no momento presente, com atenção plena no que está sendo realizado.

O crescimento da procura por este treinamento está relacionado ao aumento da lista de dificuldades atribuídas ao hábito de não estar presente, tais como: agitação e ansiedade, dificuldade de relaxar, de aprender coisas novas ou de mudar o mindset, muito cansaço e até sensação de esgotamento.

A professora Fernanda Neis, que é diretora do DeROSE Method Tribeca, em New York, e consultora em mindfulness e meditação, explica que “menos de 4% das nossas ações cotidianas são conscientes, portanto, mindfulness é a chave para desfrutar cada momento e atingir a alta performance”. Segundo Fernanda, a maior parte deste treinamento requer a orientação direta de um professor, mas algumas dicas são muito simples e podem já ser colocadas em prática no dia-a-dia por qualquer pessoa.

“Desenvolver o novo hábito de estar presente, substitui as tão conhecidas sensações de agitação que surgem quando as pessoas se preocupam muito com o futuro ou vivem continuamente no passado”, destaca a especialista Fernanda Neis.

É possível começar um treino de mindfulness de várias maneiras. Acompanhe 3 dicas de treinamentos simples, que podem ser feitos agora mesmo:

1 - Utilize as atividades diárias para treinar mindfulness e concentre-se melhor nos cinco sentidos. Por exemplo: se estiver fazendo uma refeição, desligue a TV e deixe o celular de lado para prestar mais atenção ao sabor e textura dos alimentos. Aqui treinando mindfulness com os sentidos paladar, tato, visão e olfato.

2 - Quando estiver organizando sua mesa de trabalho perceba não apenas a arrumação, mas o contato de suas mãos com os objetos, dentre outras possibilidades que, ao serem exercitadas, colocam o momento presente em evidência.

3 - No meio da tarde tire 2 minutos (isso mesmo! só dois minutos) para fazer respiração ritmada. A respiração está diretamente ligada a um de nossos principais instintos: a sobrevivência. Por isso, ao aprender a fazer gestão respiratória, conseguimos atuar na gestão das nossas emoções. Sente-se na cadeira do escritório e conte 6 segundos para encher os pulmões de ar e 6 segundos para soltar o ar. Repita isso por dois minutos e está feito o treino.

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