- Início

- Conteúdo

3 Passos Para Se Organizar Melhor E Tornar O Dia Mais Produtivo

Compartilhe Este Post

Nem sempre é fácil tornar o dia mais produtivo. Por mais que exista o desejo de otimizar o tempo e fazer o dia render o máximo possível, lidar com a rotina é uma tarefa verdadeiramente desafiadora.

De acordo com o Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching e psicólogo João Alexandre Barbosa, o controle do nosso dia a dia passa pela organização. A incapacidade em se organizar faz parecer com que o tempo passe mais rápido. Por tal, mesmo com o cansaço que o final do dia pode proporcionar, ainda assim vai parecer que algo ficou pendente.

Em meio a esse cenário, Barbosa tem três dicas para facilitar a rotina e deixar os dias mais produtivos:

1 – Programe-se

Tudo fica mais fácil quando se sabe exatamente o que precisa ser feito. Imprevistos podem acontecer, mas ter o dia programado ajudará a controlar melhor o tempo e as tarefas. “É necessário ter clareza mental. Isso consiste em saber estruturar seu dia com 24 horas de antecedência. Ou seja, se você quer que sua terça renda, programe-a na segunda-feira. Assim, você não esquecerá do que precisa ser feito, sendo uma maneira mais fácil de seguir seus planos”, orienta o coach.

2 – Sem procrastinação

O famoso “por que fazer hoje algo que pode ficar para amanhã” não deve sequer ser cogitado. No processo da programação, tarefas serão programadas para cada dia e é essencial que haja disciplina para cumpri-las no prazo estipulado. O adiamento – exceto em casos nos quais realmente não haja outra opção – vai comprometer a organização. “Pense nos benefícios [de cumprir os prazos] que isso trará para seu dia, além da satisfação de ter sua lista de tarefas realizada por completo” observa Barbosa.

3 – Estabeleça limites

“O último passo é o poder dos limites. Ele ajuda a elevar sua autoestima. Quando ele acontece, você consegue bloquear o que te atrapalha, como as redes sociais, uma mensagem no celular e conversas paralelas no ambiente de trabalho”, explica João. Sem foco, o atraso é inevitável. Se as atividades forem interrompidas para navegação em redes sociais, o cérebro vai precisar de alguns minutos para retomar o foco. E se, durante o período, o indivíduo parar para responder mensagem ou entrar em outros sites ocuparem o tempo, o processo se tornará ainda mais lento, o que acarretará em tarefas cujo tempo se estenderá cada vez mais.

“De nada adianta reclamar, se as atitudes corretas não forem tomadas. É preciso estar aberto às mudanças, mesmo que o processo cause certo estranhamento ou desconforto. Só assim, o indivíduo perceberá a diferença significativa que os bons hábitos fazem em sua vida”, conclui o psicólogo.

Gostou desse post? Compartilhe!