Você geralmente gosta do seu trabalho? Você faz parte das decisões sobre o que, quando e como você faz as coisas no trabalho? Com que frequência você se sente curioso ou profundamente imerso e perde a noção do tempo enquanto trabalha? Você sente que pode ser eficaz e fazer as coisas?

De acordo com relatórios recentes, a maioria dos trabalhadores em todo o mundo diz não a questões como essas, indicando que o engajamento no trabalho é problemático.

Existem três maneiras principais de aumentar o engajamento no trabalho. Primeiro, dobre em alguma brincadeira, criatividade e leveza - como a Southwest Airlines faz. A empresa ganhou reputação por priorizar a diversão; por exemplo, os funcionários são convidados a infundir humor e zelo nos anúncios de rotina de voos.

Em segundo lugar, dar às pessoas mais responsabilidade sobre o cronograma, as tarefas e o desenvolvimento profissional do dia-a-dia, além de criar oportunidades para aprender e crescer.  Finalmente, adote um cronograma menos agitado e crie espaço para a experiência imersiva do fluxo no trabalho. Para fazer isso, algumas empresas estão se afastando do cronograma típico de multitarefa, sempre disponível, repleto de notificação de dispositivos e reunião - e, ao mesmo tempo, incentivando o tempo de inatividade fora do trabalho. Alguns chegam a bloquear e-mails relacionados ao trabalho após o expediente para ajudar as pessoas a relaxar e se recuperar, além de deixá-las atualizadas por períodos ininterruptos de “trabalho profundo” no trabalho.

Fonte: UC Berkeley