- Início

- Conteúdo

3 Livros Para Auxiliar Profissionais Que Não Estão Satisfeitos Em Suas Carreiras

Dicas

Compartilhe Este Post

A escolha da carreira que será seguida não é fácil para ninguém. A decisão que, por si só, já é complicada, se torna um pouco mais intimidadora e, por que não dizer, assustadora, por ser normalmente tomada com pouca idade, o que faz com que as sensações de insegurança e medo sejam normais e façam parte do processo.

É nesse momento que os pontos fortes e fracos precisam ser avaliados, além das reflexões sobre os prós e os contras da área e a respeito de haver o desejo verdadeiro em segui-la. “Em geral, os jovens com 16, 17 anos não estão maduros ainda para optar por um caminho e segui-lo por toda a vida. A habilidade de tomar uma decisão é construída com o tempo, experiência e muito trabalho”, comenta a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.

Entretanto, mesmo nos casos em que há segurança em relação à carreira escolhida, frustrações futuras podem ocorrer. “Muitas pessoas estão insatisfeitas com a função que exercem, mas não sabem como mudar a situação. Apesar de indicar que isto seja trabalhado desde o início da universidade, sempre é tempo de buscar informações para tomar decisões pessoais e profissionais mais coerentes com seu propósito”, explica Anamaíra.

Diante desse cenário, a especialista enfatiza a importância do autoconhecimento, uma habilidade fundamental para trazer mais segurança e confiança para as decisões a serem tomadas. Outra forma é encontrar uma literatura adequada que desafie a sair do conformismo e a buscar alternativas para mudar a insatisfação. Desse modo, o Na Prática, projeto da Fundação Estudar, selecionou três opções de livro para ser o pontapé inicial da mudança. Confira:

1 - Conduza Sua Carreira! - Um Guia Para o Autoconhecimento Profissional

O livro de Robert Steven Kaplan foi publicado no Brasil pela editora Campus e procura ajudar o leitor a alcançar as suas aspirações. A obra pretende auxiliar profissionais a entenderem suas habilidades e desenvolver estratégias para conduzir a vida pessoal e profissional. O intuito é ajudar os leitores a aumentarem suas chances de entenderem o próprio potencial e tirar proveito disso, assim como a definirem os seus principais objetivos.

2 - De que Cor é o seu Paraquedas? - Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira

De Richard N. Bolles, a obra publicada pela editora Actual auxilia no processo de conquistar um emprego e descobrir a profissão ideal. O livro discute a questão da autoestima, ajudando o profissional insatisfeito com a carreira ou o desempregado a descobrir o seu potencial assim como suas deficiências e refletir sobre elas. É indicado para quem deseja explorar novos rumos em sua carreira por meio de diversas dicas e orientações práticas. 

3 - Viva o ano dos seus sonhos - Como largar o trabalho que você odeia e conquistar a vida que sempre quis

O livro, lançado no Brasil pela editora Benvirá e de autoria de Ben Arment procura ajudar profissionais insatisfeitos a alcançarem seus sonhos por meio de um empreendimento. A obra é baseada no programa de coaching desenvolvido pelo autor, o “Dream Year”, em que empreendedores têm que se desafiar a mudar de vida e realizarem seus sonhos em um ano. Nele, o autor dá dicas de como desenvolver um modelo financeiro para o empreendimento, assim como divulgá-lo e criar o nome ideal.

Gostou desse post? Compartilhe!