- Início

- Conteúdo

3 características que um bom sistema de Recrutamento e Seleção precisa ter

Compartilhe Este Post

Hoje, ter um Recrutamento e Seleção cada vez mais inteligente e estratégico se tornou necessidade para qualquer empresa. A gestão de pessoas assume um papel tecnológico, inovador e moderno que prioriza a experiência do candidato, mas em momento algum deixando de lado as metas estabelecidas pela companhia.

Segundo a CEO e Cofundadora da Gupy, empresa de recrutamento com base em Inteligência Artificial, Mariana Dias, “quando há lacunas importantes para o desenvolvimento organizacional, o RH pode realizar treinamentos a fim de suprir essas necessidades ou realizar novas contratações”.

Especialista em Empreendedorismo e Inovação, Mariana afirma que o potencial estratégico do RH demorou para ser descoberto. “Há anos era um setor cujas responsabilidades eram vistas somente como operacionais e burocráticas. Entretanto, nos últimos tempos, tecnologias que antigamente eram diferencias estratégicos entre concorrentes se popularizaram, o que fez com que as empresas entendessem que o maior diferencial competitivo de qualquer organização são as próprias pessoas”. A CEO acrescenta que com esse mindset o RH tem ganhado um olhar mais alinhado com o potencial que possui para fazer um negócio crescer.

Além disso, a especialista aponta três características que todo bom sistema de RH deve ter:

Otimização da eficiência

O esforço operacional empregado no recrutamento é diminuído com a adoção de um bom sistema de RH a fim de centralizar todo o processo, disponibilizando as informações mais facilmente e ajudando na triagem — uma das etapas mais demoradas e trabalhosas”, diz Mariana. Por conta disso, a implantação de algoritmos baseados em People Analytics e Inteligência Artificial melhoram os processos.

Redução de custos

Todos os passos de um processo de seleção envolvem custos. Da divulgação da vaga à entrevista e aos testes finais, nada sai de graça, e ainda assim o prejuízo pode ser maior caso ocorra uma contratação equivocada. Nesse ponto, uma boa solução de RH pode possibilitar a automatização de tarefas, o que economiza tempo, custos e aumenta a precisão de acerto.

Estruturação de processos

Para um recrutamento bem-sucedido, é importante estruturar todo o processo, definindo as datas da realização de cada etapa. Com isso, todos os envolvidos ficam cientes do que precisa ser feito, ajudando na coerência do trabalho em equipe e organizando a seleção, além de torná-la mais eficiente”, ressalta a especialista. É fundamental as empresas avaliarem quais são suas necessidades e quais os melhores caminhos para potencializar o RH e extrair o que de melhor o setor tem a oferecer para a organização.