A otimização dos recursos humanos e a geração de impactos positivos para a sociedade foram os assuntos principais no 2º Fórum Anual RH Que Inspira, realizado na última quinta-feira (8). O evento, organizado pela Future Minds Consultoria, levou mais de 200 participantes para o Novotel do Botafogo, no Rio de Janeiro-RJ, para 12 horas de discussões, palestras e painéis de profissionais de grandes empresas, como Instituto Coca-Cola Brasil e CNC, com o tema ‘pessoas que inspiram propósitos e conectam resultados’. Além disso, houve stand-up com o comediante Jeffinho Faria, case de atletas paraolímpicos como Clodoaldo Silva e Susana Schnarndorf, espaço para reinserção no mercado de trabalho e duas horas de networking. As discussões giraram em torno de impactos sociais e ambientais, e entre os palestrantes estavam desde um comandante da Polícia Militar à uma artista plástica, o que permitiu um contato de diversas áreas que foram relacionados aos recursos humanos.

“O evento surgiu a partir da necessidade do próprio grupo RH Que Inspira nas redes sociais, em tornar algumas conversas mais aprofundadas. É um evento que dura o dia todo e trazemos grandes profissionais de mercado que geram resultados positivos para mostrar para os participantes a importância de suas posturas enquanto líderes, estimulá-los a agir de forma diferente e com propósito. Estamos muito felizes que o Fórum vêm crescendo e inspirando muitos profissionais”, diz Lilian Cidreira, CEO da Future Minds Consultoria e fundadora do evento e grupo RH Que Inspira.

Lilian apresentou na abertura um estudo realizado pela própria consultoria para mostrar o perfil do profissional de recursos humanos que está atuando nos dias de hoje. Na pesquisa, foi apontado um pouco do que os funcionários de RH pensam que falta nas organizações e da necessidade do foco em pessoas.

A primeira palestra ficou com conta de Marco Tulio Zanini (professor e coordenador de Relações Internacionais da FGV/EBAPE) e Maurílio Nunes (Tenente Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro), contando um pouco de seu dia a dia de comandante da Polícia Militar carioca com o tema ‘Confiança na Liderança’. Logo em seguida, Adriana Fendt (Gerente de RH, Financeiro e Planejamento do Instituto Coca-Cola Brasil) falou sobre ‘Integralidade e Propósito Evolutivo: Conectando Pessoas pelo Impacto’, e apresentou um pouco da instituição, além de levantar questionamentos sobre ‘Valor Compartilhado’ e como o sucesso da empresa tem relação com o Progresso Social. Também teve Mary Dutra (artista plástica da Abstrato Azul) contando sobre seu processo criativo e realizando uma dinâmica sobre  ‘Como Encontrar Inspiração para Ideias e Projetos Surpreendentes. Já Fernanda Ramos (assessoria de comunicação da CNC) mostrou ‘Os Desafios da Sustentabilidade: Case Ecos’. 

Depois do almoço o papo foi com a fisioterapeuta e escritora Tiene Deccache com a palestra ‘O Corpo humano é uma excelente rede de RH, só que melhor…’, um painel com o case do banco Losango refletindo sobre o uso do Design Thinking para reestruturação, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Antonio Carlos Kronemberger em uma palestra sobre ‘Desafios da Educação Corporativa no Mundo VUCA’, e Fábio Müller (diretor executivo da CIEDS), que fez uma palestra sobre ‘Diversidade e Desenvolvimento’. Na sequência, foi a vez de Eduardo Senise (Diretor de Educação Continuada na Estácio Participações) com a palestra sobre o ‘Painel Olímpico’, seguidos por Clodoaldo Silva e Susana Schnarndorf, que palestraram contando suas trajetórias de atletas paraolímpicos, mostrando que não há limitação quando há determinação. O ex-técnico de futebol e coach, René Simões, encerrou o ciclo discutindo sobre ‘Os desafios da liderança na esfera do esporte’.