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10 Dicas Para Gerenciar Melhor A Prática Do Home Office

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Como estratégia para engajar e motivar colaboradores dentro das empresas, o home office tem ganhado força no Brasil. Não à toa, o país é o terceiro no mundo no qual a prática mais cresce. Segundo o IBGE, já são mais de 20 milhões os brasileiros que trabalham em suas casas.

Entretanto, apesar do home office ter cada vez mais adeptos, é necessário que algumas regras sejam seguidas para que ele seja benéfico tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Confira 10 dicas do consultor de gestão e carreira e coach, Marcelo Jabur para aproveitar tudo de melhor que a prática tem a oferecer:

1 – Planejar o dia ou a semana de trabalho

Antes de qualquer coisa, é importante se programar. Descreva suas atividades e tenha em mente tudo o que será feito no dia (ou semana) de trabalho.

2 – Determinar prazos

Como parte do planejamento, prazos devem ser estabelecidos. Definir o tempo de cada tarefa ajuda para se concentrar e se organizar.

3 – Manter rádio e televisão desligados

Aparelhos eletrônicos devem ser utilizados somente para auxiliar no desempenho das funções. Se não for o caso, serão somente distrações. Portanto, devem ser evitados para que não afetem a concentração.

4 – Ter um local calmo e privativo

Um “ambiente de trabalho” interno auxilia no cumprimento das atividades. Calma e privacidade são essenciais para o bom desempenho das funções.

5 – Equipamentos de qualidade

Por mais que trabalhar em casa seja tentador, de nada adianta se as condições de trabalho inviabilizam o cumprimento das atividades. Não é fácil utilizar um computador que mais trava do que funciona, por exemplo.

6 – Reduzir contato com outros moradores

Deixe alinhado com familiares que, durante o período de expediente, sua atenção estará voltada ao trabalho. Defina regras de relacionamento para evitar distrações.

7 – Ter uma boa Internet

Seguindo lógica semelhante ao item que remete aos equipamentos de qualidade, pouco ajudará trabalhar de casa se a Internet não acompanhar o ritmo da rotina.

8 – Possuir os materiais necessários para o trabalho

Tome o cuidado para não esquecer na empresa materiais que sejam essenciais para as tarefas que serão feitas de casa.

9 – Vestir roupas alinhadas com o dia a dia do trabalho

Pode parecer pouco significativo, mas a maneira como nos vestimos interfere em nosso comportamento. Desse modo, evite trabalhar de forma muito relaxada, como pijamas.

10 – Muita disciplina

A recomendação mais importante é que não falte disciplina. Ficar fora do ambiente de trabalho pode contribuir para que maiores distrações aconteçam, o que dobra a necessidade de manter a disciplina.

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