- Início

- Conteúdo

10 Benefícios Dos Cursos Online Para A Sua Carreira

Compartilhe Este Post

Para muitas pessoas, o dia precisaria ter mais do que 24 horas para que toda demanda de responsabilidades fosse suprida. E em meio ao desafio que é otimizar o tempo da melhor maneira possível, todo processo que traga consigo praticidade e alternativas que o tornem mais dinâmico é sempre bem-vindo. Um exemplo disso são os cursos on-line.

A busca por cursos online cresceu no país nos últimos anos. A aposta em um modelo inovador de ensino traz inúmeras vantagens em relação à educação presencial, entre elas a possibilidade de atualização profissional de forma ágil e eficiente em um mercado cada vez mais competitivo.

Segundo Lucas Sibille (capa), CEO da plataforma interativa Savoá, se antes ainda existia algum receio não só das empresas, mas dos próprios profissionais a respeito dos cursos online, hoje o cenário é bem diferente. “Vivemos uma realidade precária de ensino no país, na qual os alunos são obrigados a aprender. Isso não é algo prazeroso e diminui o aproveitamento. A diferença dos cursos online é exatamente está no fato das pessoas poderem buscar conteúdos de seu interesse, relevantes para elas. Hoje o comprometimento com conteúdo de relevância garante a qualidade dos cursos online”, destaca o executivo. “A modalidade de ensino a distância proporciona muitas vantagens aos que desejam adquirir conhecimento e se capacitar para o mercado de trabalho”, complementa.

E dentre essas vantagens a respeito da educação online, as seguintes são ressaltadas pelo CEO:

Versatilidade

A ideia é otimizar a sua rotina, você escolhe qual é o melhor momento de iniciar o curso. O aluno faz a própria gestão do tempo e ritmo do estudo. Essa alternativa visa auxiliar a maioria das pessoas que desejam se aperfeiçoar, porém possuem limitações de horários.

Autonomia

As metodologias de aprendizagem dos cursos online garantem que o aluno tenha mais liberdade ao estudar. Ele escolhe a melhor maneira de aprender, sem seguir cronograma e carga horária pré-definidos pelo professor em modelo tradicional. A disciplina de cada um irá garantir o melhor desempenho.

Praticidade

O aluno pode fazer o curso online em qualquer local com acesso à internet. É possível realizar as atividades após o trabalho, pela manhã, aos finais de semana, ou seja, quando o aluno realmente decidir qual será a melhor opção.

Baixo Investimento

Essa é uma das grandes vantagens de escolher os cursos online. O valor costuma ser bem menor se comparado ao presencial, porém com a mesma qualidade e garantia de certificação. O aluno recebe o conteúdo 100% online, sem precisar se preocupar com material didático extra e evitará também despesas com transporte e alimentação, por exemplo.

Variedade

A maioria do conteúdo disponível na versão online não existe no modelo convencional. Essa é a grande chance de encontrar temáticas que realmente o interessam. Sendo assim, você pode se especializar em assuntos que gosta sem sair de casa.

Curadoria de Conteúdo

O objetivo dos cursos online é viabilizar acesso a conteúdos atualizados, que acompanham o desenvolvimento social, as tendências e trazem a visão de especialistas na elaboração de material rico e cheio de novidades.

Conforto e Segurança

Além de mais seguro, poder escolher o ambiente mais confortável para realizar os seus estudos, tornam o aprendizado mais prazeroso e os resultados são considerados mais satisfatórios.

Interatividade

As plataformas interativas possibilitam aos alunos o contato com ferramentas inovadoras, videoaulas explicativas, infográficos, podcasts e outros materiais que auxiliam no processo de aprendizagem e estimulam a criatividade.

Mercado de Trabalho

Os cursos online desenvolvem habilidades para potencializar a sua carreira. Entre elas, disciplina, concentração, responsabilidade, fluência digital, planejamento, controle de tempo e maior organização. Isso trará mais credibilidade para o seu currículo e te deixará à frente dos concorrentes.

Certificação

É importante salientar que os cursos online também oferecem certificados, com mesmo valor dos presenciais. Assim você poderá ter mais segurança ao estudar, com a certeza de melhoria nas aptidões profissionais e busca por novas oportunidades.

Lucas orienta que, apesar dos pontos citados em apostar nas plataformas virtuais para desenvolver conhecimento, é sempre importante buscar informações antes. “É preciso pesquisar sobre o profissional que ministra as aulas, o conteúdo abordado e projeto final para emissão do certificado”.

A benefício das empresas, Sibille faz a ressalva de que custa mais para uma organização o processo de contratação de um colaborador do que o investimento em um funcionário já ativo, o que só aumenta a importância e o potencial dos cursos online, de modo que um profissional com múltiplas competências não somente terá uma carreira de sucesso nas mãos, como também fará toda a diferença para sua empresa.

Gostou desse post? Compartilhe!