Uma das melhores formas de pensar os seus negócios com disciplina e inovação é caminhar e passear pela cidade, colhendo informações que poderão se tornar ótimos benckmarkings (copiar algo e melhorar).
Quando morei em Sampa adorava circular pela vetusta Avenida Paulista e dar umas passadas no MASP e na FGV, aonde era tutor, para ver coisas novas e inovadoras. Na FGV Online tive um aluno que era diretor geral na GE Financial e não entrava ou atuava nas aulas em EAD. Chamei o mesmo no canto e disse que na GE poderia ser o top das estrelas, mas ali era aluno e deveria produzir.
Disciplina foi algo que melhorei na FGV e levo para o resto da vida, lição essa que o aluno também teve que aprender a duras penas. No MASP sempre levei meus alunos para aprenderem e despertarem para serem criativos, e, como tudo na vida, tinha uns que odiavam esse passeio e outros que adoravam e diziam que nunca mais esqueceriam aquela experiência.
Empresariar é algo parecido. Precisamos de disciplina e também de inovação . Essas coisas podem parecer contrastantes, mas descobri que são complementares nos negócios.
Tenho me inspirado nos negócios digitais e me considero um Administrador digital, mas mesmo assim continuo inovando nos negócios com e através das pessoas. Peter Drucker, que é considerado o pai da Administração moderna, me ensinou que devemos trabalhar junto com pessoas melhores do que nós. As pessoas e que fazem a diferença, por mais tecnológicos que sejamos, e no dia que as máquinas nos substituírem teremos mais tempo para escrever, dançar, brincar, nadar, etc.
A disciplina em fazer bem o que desejamos, seja no mundo profissional ou seja no pessoal, é que ditará nossos próximos passos.
Tudo isto me leva a ser um Administrador tecnológico com uma pitada de poesia e sedimentando tudo de maneira Made in Brazil.
Valorizar nossa gente e nossa cultura empresarial que não deve nada a ninguém, será nosso mote.
E você acredita na construção de negócios com disciplina e inovação?
Por Robson Paniago, palestrante e administrador digital.