• Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #15488
    Anônimo
    Convidado

    O tempo é agora:  para dizer basta ao preconceito, discriminação e a todos os “ismos”: etarismo, capacitismo, sexismo, machismo, negacionismo…

    ESG - Pacto de Promoção da Equidade Racial - IMG I

    Basta, porque o que temos como consequências:

    • Um país com mais de 569 mil mortes por COVID-19, em 16.09.2021. Luto.
    • Desemprego, que no trimestre de fevereiro a abril de 2021 se manteve em 14,7%, o maior índice desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.
    • Aumento de moradores de rua, que, em março de 2020, eram estimados em 222 mil, e que tendia a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia. Moradores de rua e em situação de rua, por falta de renda e por desumanidade, quando retroescavadeiras avançam sobre as casas com todos os pertences, tornando-os pó, em ações de reintegração de posse, em plena pandemia.
    • O futuro sem ensino no presente. Iludiram-se os que achavam que o ensino a distância seria acessível a todos. Iludiram-se duplamente, pois, além de retirar o acesso ao ensino, também foi retirado o acesso à alimentação, à merenda escolar, que para muitos era a melhor refeição do dia.
    • Mais de 130 mil crianças brasileiras de até 17 anos de idade ficaram órfãs por causa da Covid-19, entre março 2020 e abril deste ano.

    Quantos anos pagaremos por esses ônus?

    Sabemos que, neste país, cor e classe social são fatores de alto risco, sempre. Agora a pandemia trouxe à tona essa realidade.

    ESG - Pacto de Promoção da Equidade Racial - IMG II

    Os protagonistas pobres e miseráveis são, quantitativamente, pretos e pardos.

    Estão em um contexto, a maioria moradores em zonas periféricas, sem infraestrutura, transporte, ensino, trabalho, renda, acesso à serviços de saúde.

    Estudos recentemente publicados pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde Pública da PUC-Rio de Janeiro e o Instituto Polis apontam que: dos contaminados, quase 55% dos pretos e pardos vão a óbito.

    Evidenciam- se a ineficiência e ineficácia das instituições públicas brasileiras, idealizadas para assistir aos pobres e miseráveis e mantê-los nesses patamares, pobreza e miséria, sem qualquer intenção de desenvolvimento, reparação histórica ou de combate ao racismo estrutural e por consequência, racismo institucional.

    Desigualdade Racial é um Risco Social Gerador de Mortes

    A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Clarissa F. Etienne, fez um clamor pedindo que as autoridades brasileiras tratassem o tema da desigualdade racial como ponto central e urgente no contexto de combate à pandemia. Clamou em vão. O alerta não impediu que as ações fossem em sentido contrário a todas as  recomendações; nacionais e  internacionais.

    Enquanto isso, a “caravana da morte” foi a Manaus em 15 de janeiro de 2021, e só agora chega ao conhecimento público, por causa da CPI da COVID-19.

    Médicos dessa caravana foram até Manaus para identificar possibilidades de ajuda. Como alguns médicos locais foram contrários ao uso da medicação preventiva, a sugestão  de ajuda foi a de construir tendas, nas quais médicos e enfermeiros atenderiam  e caberia ao doente, a escolha do medicamento.

    Essas notícias importam a quem?

    A reação do 2º Setor 

    Temos oportunidades vindas de empresas privadas, via ação de seus CEOs.

    Se nos EUA, “CEOs criam iniciativa para gerar 1 milhão de empregos para americanos negros” com uma coalizão reunindo 35 companhias, tais como a Merk, IBM e Nike, para apoiar o desenvolvimento profissional e oferecer postos de trabalho, no Brasil surge o “Pacto de Promoção da Equidade Racial”, firmado em 08 de julho de 2021.

    Pacto de Promoção da Equidade Racial

    O Pacto é uma iniciativa que propõe desenvolver um “Protocolo ESG Racial”  para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais, multinacionais e da sociedade  para o tema.

    ESG - Pacto de Promoção da Equidade Racial - IMG III

    Por que?

    Somos 56 % dos brasileiros, consumimos 1.9 Trilhões/ano.

    Porquê,

    Somos 74% das pessoas que constituem as classes sociais  D e E , temos salário igual a 50% do valor do salário dos não negros e …  somos pessoas, cidadãos, cidadãs.

     O Porquê do ESG Racial 

    Os critérios ESG são, hoje, os parâmetros internacionais mais importantes que orientam investidores institucionais quanto a questões ambientais, sociais e de governança.

    O Índice ESG de Equidade Racial

    Reconhece o nível de sustentabilidade dos investimentos.  Sustentabilidade, rentabilidade e a demanda crescente do setor privado e, em especial, do mercado financeiro, pela adoção de tais parâmetros e a fiscalização sobre seu cumprimento.

    O Protocolo ESG Racial será regido por regulamentação específica, concebida por diversos especialistas do Brasil.

    A adesão é voluntária, de empresas interessadas em atender às demandas sociais por maior equidade racial, consciência social e transparência.

     A meta para 2024/2026, segundo Jair Ribeiro (concepção do projeto), é ter de 500 a 600 empresas brasileiras aderentes ao Pacto e investindo em equidade racial.

     O Pacto tem na presidência do Conselho, o Prof. Dr. Helio Santos, ativista do movimento negro desde a década de 1970 e um dos intelectuais mais ativos no combate à desigualdade racial.  Fundador e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade IBD, o Prof. Helio Santos coordenou nos anos 1990 o grupo que colocou as ações afirmativas na agenda pública do governo federal. Nessa época, tive a honra de atuar como diretora adjunta no IBD, a convite do Prof. Helio.

    “O pacto marca um ponto de inflexão. Sempre se entendeu que as ações afirmativas seriam resolvidas apenas pelo campo público e agora temos uma política que vai movimentar o campo privado, que ao mesmo tempo valoriza a mão de obra negra e investe em educação”, diz Helio Santos.

     Considero que estamos saindo de alternativas de acesso desigual às oportunidades, passando pelo uso de ferramentas e assistência uniformemente distribuídas  e entrando na era da equidade com o uso de ferramentas customizadas, que identificam e corrigem a desigualdade e finalmente, nos aproximando da justiça: correção do sistema para que ofereça igual acesso tanto a ferramentas quanto a oportunidades.

    Os apoiadores iniciais do Pacto foram o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, da Localiza, Eugenio Mattar, do Google, Fabio Coelho, e da Suzano, Walter Schalka, além de Carlo Pereira, do Pacto Global da ONU.  E entre os investidores institucionais estão Luis Stuhlberger, do Fundo Verde, Fabio Alperowitch, da Fama, Florian Bartunek, da Constellation, e representantes dos grandes bancos, como Itaú, Bradesco e BTG.

    ESG - Pacto de Promoção da Equidade Racial - IMG IV

    IEER – Índice ESG de Equidade Racial– Etapas

     

    • Diagnóstico da situação da empresa em relação à desigualdade racial, ponderando  o quanto da massa salarial interna vai para negros e o quanto vai para brancos e versus a composição da população economicamente ativa da região onde ela atua.

    • As empresas que aderirem podem se comprometer a adotar ações afirmativas, tais como : processos seletivos exclusivos ou com cotas para negros , políticas de equidade racial para seleção, exclusão de parceiros e fornecedores.

    • Investir, efetivamente, em equidade racial, fora dos muros da empresa, por exemplo, investindo em projetos de educação pública ou privada, ou em organizações e empresas lideradas por negros que trabalhem com inclusão e qualificação para o mercado de trabalho.

    O protocolo estabelece um valor indicativo do quanto cada empresa deveria aportar para fechar seu próprio gap racial, com base em dados do quanto custa formar alunos nos ensinos fundamental, médio e superior.

    O acréscimo no rating é tanto maior quanto mais próximo o investimento ficar do valor indicativo, que tem como teto R$ 30 milhões por ano.

    A construção das ações afirmativas e dos investimentos que podem ser qualificados como de equidade racial foi feita em conjunto com diversos coletivos negros e validada pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)., Dra. Maria Aparecida Bento.

    A adoção deste Índice pelas empresas é mais uma oportunidade para os profissionais de RH demonstrarem a efetividade de sua ação estratégica, lembrando  aqui a importância da sua competência como educador, começando pela alta direção das empresas e na defesa da tão falada humanização do trabalho , sem abrir mão, é claro, da demonstração de retornos aos investimentos feitos em desenvolvimento de pessoas.

    Por Jorgete Lemos, sócia fundadora da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços – Consultoria. É uma das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo desta coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.