Tema constante da preocupação dos gestores de RH, o engajamento é, certamente, um dos principais fatores de sucesso de uma empresa. O sentimento de propriedade (“ownership”), quando o quadro funcional atua com plena dedicação, como proprietários trabalhando para si mesmos, pode e deve ser estimulado através de simples medidas que fazem parte das políticas regulares de RH, dentre as quais, destaco:
Plano de Cargos e Salários
- Conter a descrição de cada cargo, planos e políticas de administração salarial, e plano de carreira, o que deve ser do pleno conhecimento e aceitação dos ocupantes.
- Realizar Pesquisa Salarial periodicamente para determinar faixas e políticas de administração a serem inseridas no orçamento empresarial
- As faixas salariais devem ser estabelecidas conforme a posição relativa definida dentro das expectativas de desempenho, preferencialmente acima da moda do mercado.
Planejamento de Desempenho Individual
- Na conformidade dos objetivos empresariais, deve ser implementado um sistema para explicitar o que se espera do desempenho individual a cada exercício ou período de avaliação, e o que o funcionário obterá em termos de progresso e vantagens pessoais. Funciona como um contrato entre o colaborador e a empresa, e deve ser aceito e bom para ambos.
Liderança e Gestão Eficaz
- Todos os que possuam cargos de gestão de pessoas devem ser treinados especificamente para a função de Liderança e Gestão de Pessoas, sendo avaliados nesses quesitos conforme índices próprios, independentemente de outros encargos.
- O Gestor deve conhecer e seguir as Políticas de Administração de RH da empresa, comunicar os fatos importantes oportunamente, monitorar o desempenho, conduzir e motivar os liderados através de constante coaching.
- O gestor deve negociar e obter a aceitação individual do Plano Individual de Desempenho alinhado com as expectativas profissionais e pessoais do funcionário, como um contrato que se renova periodicamente. Deve ainda avaliar o desempenho durante o período do planejamento pelo menos a cada trimestre, fornecer e receber feedback.
- Gerir em parceria com o próprio interessado, a participação nos programas de Treinamento e Desenvolvimento, e em reuniões e eventos internos e externos, conforme seu cargo, e plano de carreira.
Cultura Organizacional
- Prover tratamento equânime e respeitoso de todos, independentemente de nível do cargo.
- Promover eventos sociais comuns, como comemoração mensal dos aniversários, festa de Natal com participação das famílias, e outros eventos oportunos para estreitar os laços pessoais.
- Implementar um sistema de sugestões de empregados com premiações e reconhecimentos.
- Implementar um sistema de críticas e reclamações sob sigilo.
- Não deixar perguntas sem resposta.
- Divulgar a Missão, os Objetivos, e os Princípios que norteiam a gestão da empresa.
- Divulgar através de um jornal ou boletim interno publicado periodicamente, fatos e aspectos relevantes do ambiente empresarial, mudanças de políticas, normas e procedimentos, promoções nos quadros funcionais, negócios de vulto, histórias de sucesso, e tudo mais que possa interessar aos funcionários.
Nem tudo foi mencionado devido às limitações deste artigo. Para mais detalhes acesse o e-book “Liderança e Gestão de Pessoas” clicando aqui.
Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.